
OE2024: Chega diz que Governo vai dar “apoios diretos” a rendas e crédito à habitação
Governo terá comunicado a André Ventura que serão dados "apoios diretos" no arrendamento e crédito à habitação quando a taxa de esforço atingir 35 e 55%.
Governo terá comunicado a André Ventura que serão dados "apoios diretos" no arrendamento e crédito à habitação quando a taxa de esforço atingir 35 e 55%.
Banco de Portugal determina que crédito habitação deverá representar 30% do orçamento familiar. Quando superior, a taxa de esforço dispara, deixando de ser recomendado.
Entre as soluções que podem ser usadas na renegociação estão o alargamento do prazo do crédito, a consolidação de créditos, a realização de um novo crédito ou a redução da taxa e juro durante um determinado período de tempo.
"Esta taxa de esforço é contabilizada sem os créditos que estão a ser objeto de moratória, pública ou privada, portanto imagine-se quando tiverem de os pagar", salienta a Deco.
Empréstimos até dois anos para resolver problemas de liquidez das famílias deixam de estar sujeitos à regra que define limite de taxa de esforço recomendada pelo regulador.
Cruzamento entre rendas e rendimentos de um agregado a viver num T2 demonstra que na capital portuguesa a taxa de esforço é de 58%, quase o dobro das outras duas cidades.
Programa de Arrendamento Acessível está disponível a partir desta segunda-feira.
Uma renda acessível para uma casa média localizada em Lisboa deverá variar entre os 1.128 e os 665 euros, consoante a freguesia escolhida. Para aceder sem ultrapassar a taxa de esforço máximo, as famílias têm de ter rendimentos médios de, pelo menos, 2.600 euros.
O Bloco de Esquerda apresentou esta terça-feira um conjunto de propostas de alteração à proposta do Governo para criação do regime do arrendamento acessível. Os bloquistas querem rendas mais baixas e que os contratos durem no mínimo cinco anos.
O Banco de Portugal apertou as regras de concessão de crédito à habitação mas, para o presidente do BCP, não há uma bolha. "Nem de perto, nem de longe". Mas admite diferenças regionais.
O presidente do Santander Totta assumiu ser positivo que o banco central tome medidas para evitar excessos na concessão de créditos. Mas assume que as práticas do banco que lidera já estão em conformidade.
O Banco de Portugal anunciou um conjunto de limites para a concessão de novo crédito às famílias. Medidas são sob a forma de recomendação.
Taxa de esforço não poderá ser superior a 50%.
O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, no Parlamento, a Nova Geração de Políticas de Habitação, com um programa de rendas acessíveis para famílias com rendimentos intermédios. O objectivo é reduzir para 27% a taxa de esforço das famílias com despesas de habitação.
A autarquia deu esta quinta-feira o pontapé de saída, com a aprovação em reunião de câmara do Programa de Rendas Acessíveis (PRA) e do primeiro concurso público, para 126 fogos destinados ao arrendamento acessível. Saiba os passos a seguir para conseguir um deles.
Juntar vários empréstimos numa só mensalidade alivia o orçamento familiar, mas há que avaliar os custos da operação.