
Lutar como mulher ou a pertinência de Susan Sontag
Uma das mais poderosas pensadoras do século XX, escreveu sobre as mulheres e o lugar que elas demoravam a ocupar no mundo. "Sobre as Mulheres" é um livro de ensaios que não perdeu relevância.
Uma das mais poderosas pensadoras do século XX, escreveu sobre as mulheres e o lugar que elas demoravam a ocupar no mundo. "Sobre as Mulheres" é um livro de ensaios que não perdeu relevância.
"Esta peça é um disco com lado A e lado B", explica Pedro Mexia em entrevista. "Suécia" é a sua primeira peça de teatro, uma ficção sobre o país que nos anos 70 parecia "ideal". Pode ser vista no Porto a partir de 5.ª feira.
A vanguardista chinesa Can Xue faz em ficção o que atribui ao amor: uma performance radical, sobre uma teia de aranha.
A sua newsletter de segunda-feira.
Em 'Sontag – Vida e Obra', o biógrafo cria um impacto imediato pela forma como concilia as dinâmicas sociais, públicas e privadas, de Susan Sontag.
O jornal norte-americano venceu na categoria de Investigação, com um trabalho sobre a indústria dos táxis em Nova Iorque, e também nas categorias de Jornalismo Internacional, sobre o regime do presidente russo, Vladimir Putin, e Comentário (para Nikole Hannah-Jones).
A principal associação de vítimas do genocídio de 1995 na cidade bósnia de Srebrenica acusa Peter Handke de defender responsáveis por crimes de guerra.
Marcelo Caetano criou, em 1969, a "Conversa em Família" que a RTP transmitia. A coisa deve ter deixado lastro na mente do então muito jovem António Costa, que resolveu transpor a conversa familiar para dentro do conselho de ministros a que preside
O novo romance do "Homem dos Sete Instrumentos" (Sérgio Godinho), o prémio Leya de 2018 ou o Man Booker Prize de Ouro são alguns dos livros que estão prestes a chegar às livrarias.
"Realismo Necessário significa uma imperiosa vontade de mostrar tudo, signifique ou não, perceba-se ou não a intenção pois, como diz Walter Benjamin, a verdade é um processo sem intenção", escreve Carlos Vidal na sua crítica
Sim Sim Não Não estreia-se na Culturgest, em Lisboa, a 11 de Abril
Com o título Sinais do Tempo, esta é a crítica de Carlos Vidal
O livro inclui entrevistas aos escritores George Steiner, Alice Munro, Elena Ferrante, Henry Miller, John Steinbeck e Julian Barnes. Eduardo Pitta assina a crítica e atribui-lhe cinco estrelas (em cinco)
O livro vai do fim do ano 1976 até ao início do Verão de 1977
Análise à primeira edição em português deste ensaio de Susan Sontag
A Fundação Susan Sontag, com sede em Nova Iorque, vai premiar este ano a tradução de uma obra literária em português para a língua inglesa, anunciou esta terça-feira a entidade dedicada ao intercâmbio cultural a nível internacional no seu site.