Ex-adjunto de antiga ministra acusado de pedofilia reuniu com comissão para os abusos na Igreja
Paulo Abreu dos Santos esteve num encontro promovido por Catarina Sarmento e Castro.
Paulo Abreu dos Santos esteve num encontro promovido por Catarina Sarmento e Castro.
O psiquiatra da infância tem novo livro com o objetivo de ajudar "os nossos filhos na sociedade do excesso". Alerta para a falta de autonomia das crianças e diz que prefere pais "suficientemente bons" a perfeitos.
O Grupo VITA propôs à Igreja a revisão de alguns aspetos do regulamento que define os procedimentos para a compensação financeira das vítimas de violência sexual.
Os eleitos do povo apelidam-se de bêbados, nojentos, palermas, palhaços, vigaristas e muito mais. Há muito que a liberdade de expressão faz soltar a língua no hemiciclo.
O anúncio ocorre no dia em que o presidente da CEP confirmou que o "tema importante" dos abusos sexuais na Igreja vai estar em foco na visita dos bispos portugueses ao Vaticano.
Ministério Público confirmou em outubro de 2022 estar a investigar o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, por alegado encobrimento de abusos sexuais.
O Grupo VITA realçou que existem 13 pessoas sujeitas a acompanhamento psicológico ou psiquiátrico regular e que outras oito pessoas foram direcionadas para este apoio e estão numa fase inicial do processo.
Associação Coração Silenciado reuniu este domingo, 14 com a Conferência Episcopal Portuguesa e criou "um canal direto entre a Igreja e as vítimas".
Foram 12 meses de montanha-russa, a arrancar com um ministro demitido, a terminar com um Governo também demitido, retratados por Vasco Gargalo semana a semana.
Até agora, quatro pessoas demonstraram vontade de ser indemnizadas pela Igreja Católica.
Já existem pelo menos, quatro pedidos de indemnização à Igreja Católica portuguesa, submetidos através do grupo VITA e das comissões diocesanas.
"Reconhecemos que este é um caminho sinuoso e temos enfrentado algumas dificuldades, especialmente relacionadas com o facto de ser necessário melhorar processos de comunicação e de articulação com algumas estruturas eclesiásticas", aponta coordenadora.
Psicóloga Rute Agulhas salientou que "mais de 30 vítimas deram já o seu consentimento informado para prosseguir com a informação para as autoridades competentes para posterior procedimento canónico e civil".
"O encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20h15", adiantou um comunicado da Santa Sé.
"Ainda está em estudo", aponta fonte da Conferência Episcopal Portuguesa. A autoria seria do arquiteto Siza Vieira.
No dia em que arranca oficialmente o grupo de acompanhamento das situações de abuso sexual no contexto da igreja (VITA), a SÁBADO publica uma entrevista feita com três dos seus elementos. Não será um canal só para as vítimas, também é para os agressores, e apesar de a iniciativa ter partido da Igreja não terão de lhe prestar contas.