Trate o intestino como o seu melhor amigo (2)
Apesar de não falar, o intestino passa a vida a enviar mensagens de alerta, de forma a travar o avanço dos problemas causados pela ingestão de alimentos prejudiciais.
Apesar de não falar, o intestino passa a vida a enviar mensagens de alerta, de forma a travar o avanço dos problemas causados pela ingestão de alimentos prejudiciais.
"Uma alteração dos hábitos intestinais, uma perda de sangue, uma anemia, uma dor abdominal, são sintomas que devem criar alertas, frisa médico.
Guilherme Macedo sublinhou que é preciso promover a saúde digestiva em Portugal, país onde morrem, por ano, 10 mil pessoas por cancros digestivos (30 portugueses por dia) e “no qual morre uma equipa de futebol por dia só de cancro do cólon e reto”.
A literacia na saúde pode ser um dos game changers para uma melhor saúde dos portugueses, mas há muitas variáveis. No debate moderado pela jornalista Helena Garrido, falou-se da prevenção e da importância de ter uma linguagem médica mais acessível.
É a primeira conferência da jornada de reflexão sobre o futuro da saúde iniciada pelo Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, Revista Sábado e Lusíadas Saúde, à qual se associa a Fujifilm, para discutir o tema “Um Futuro com Saúde para Todos”. No próximo dia 6 de junho, a Porto Business School será o palco para alguns dos principais atores nesta área.
O cancro no pâncreas, doença que afeta sobretudo pessoas com cerca de 70 anos ou mais, passou a ter um aumento significativo em doentes entre os 40 e os 50 anos e também na faixa dos 30 anos.
É fundamental" converter e readaptar as instituições para terem capacidade de responder "às necessidades acrescidas" resultantes de "um ano e meio de atraso" no diagnóstico e tratamento.
"Lutou com entusiasmo, com emoção, com persistência para ajudar estas pessoas que sofriam desta doença", enalteceu o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que insiste na necessidade de apostar na prevenção, com análises e exames que podem salvar vidas.
O cancro do pâncreas é a terceira neoplasia maligna do sistema digestivo mais frequente em Portugal, logo após o cancro do cólon e do estômago. Estima-se que surjam por ano em Portugal cerca de 1400 novos casos.
Dois cancros digestivos, o do pâncreas e fígado, são dos mais mortais e com esperança média de vida inferior a um ano.
Prepare-se para o verão: a SÁBADO revela-lhe os melhores alimentos e os exercícios mais eficazes para ficar em forma.
Marta Temido diz que vai pedir uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Marta Temido vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde uma averiguação às denúncias de que os hospitais públicos estão a dar prioridade às colonoscopias preventivas.
Acusação garante que exames ao colón e ao reto estão a ser ultrapassados por utentes que vão fazer colonoscopias de rastreio.
Está a ser dada prioridade a colonoscopias preventivas, que são pagas a dobrar pelo Ministério da Saúde.