Uma certa insustentabilidade funcional
Com maior ou menor aprovação geral, nos Estados Unidos e no panorama global, Trump tem a capacidade de chegar e mudar as regras do jogo. Ou, pelo menos, tentar.
Com maior ou menor aprovação geral, nos Estados Unidos e no panorama global, Trump tem a capacidade de chegar e mudar as regras do jogo. Ou, pelo menos, tentar.
Segundo o Relatório sobre a Evasão Fiscal Global 2024, os países da União Europeia são os que mais perdem com o desvio de dinheiro para paraísos fiscais. Aproveitando a concorrência fiscal entre países, esta é uma forma relativamente simples e rápida de atrair capital estrangeiro e aumentar a receita fiscal de um país.
Em Portugal, de acordo com os dados da OCDE, o salário médio aumentou 7,4%, mas o vencimento real cresceu 1,8%, tendo em conta uma inflação de 5,5%.
Relatório 'Taxing Wages 2023' revela ainda que Portugal registou uma queda de 3,5% no salário médio nominal, situando-se na 19.ª posição da tabela.
A fiscalidade é hoje um fator fundamental de competitividade das economias e das empresas
Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles passaram a integrar a "lista negra" dos paraísos fiscais por não terem adotado as reformas a que se tinham comprometido.
De resto, a ideia de tributar os ricos acaba sempre em soluções profundamente injustas e regressivas. Quanto mais rico se é, mais se consegue escolher a natureza e a fonte dos rendimentos.
O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e o primeiro-ministro, António Costa, manifestaram-se a favor da regra da maioria qualificada para se avançar com uma maior harmonização fiscal entre Estados-membros, impedindo bloqueios de minorias.
É óbvio para qualquer pessoa que sistemas simples têm vantagens. Isso é válido para modelos de negócio, esquemas de remuneração para deputados e sim, sistemas fiscais.
Numa conferência de imprensa na sede do CDS, em Lisboa, a líder centrista sublinhou que "o Governo pode, se as considerar positivas, desencadear um processo negocial junto da Comissão Europeia, de maneira a que no dia 01 de Janeiro estas medidas possam entrar em vigor".
O CDS-PP quer ainda tributação de 10% para todas as empresas e possibilidade de dedução total dos lucros que sejam reinvestidos na região interior.
As empresas enfrentam constantes alterações da legislação fiscal, acresce uma quantidade de obrigações declarativas e respectivo enquadramento sancionatório, o que acaba por criar entropias à actividade operacional das empresas, refere Rosa Areias, Tax Partner da PwC.
Um quinto dos beneficiários do regime de residentes fiscais não-habituais em Portugal são britânicos.
A directora-geral do FMI, Christine Largarde, defende impostos sobre a riqueza para financiar programas sociais de apoio aos mais jovens, que constitutem o grupo etário com maior risco de pobreza na União Europeia.
Christine Largarde quer financiar programas sociais de apoio aos jovens, que estão em risco de pobreza.
Secretário de Estado quer introduzir mediação e conciliação.