
Uma fronteira irlandesa muito política
O tom amigável dos encontros de von der Leyen com Sunak advém da necessidade do primeiro-ministro britânico apaziguar polémicas internas que ameaçam a integridade do Reino Unido.
O tom amigável dos encontros de von der Leyen com Sunak advém da necessidade do primeiro-ministro britânico apaziguar polémicas internas que ameaçam a integridade do Reino Unido.
Rishi Sunak e Ursula von der Leyen conseguiram chegar a consenso num acordo que era há muito tempo esperado para facilitar as trocas comerciais.
O “armagedão de Heath”, a crise económica e o “egoísmo” de Thatcher desagradavam à Rainha, que era exímia a lidar com governantes.
Simon Coveney, ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, reagiu ao anúncio feito pela sua homóloga britânica, Liz Truss, que afirmou que o executivo ia "introduzir uma lei, nas próximas semanas, para fazer alterações ao protocolo da Irlanda do Norte".
Como partido com maior número de mandatos entre os 90 deputados do parlamento de Stormont, o Sinn Féin, que aumentou em 1% a votação em relação a 2017 conseguindo 250 388 votos, terá direito a nomear Michelle O’Neill primeira-ministra.
Sajid Javid demitiu-se após ter recusado afastar os seus assessores em troca de elementos escolhidos pelo primeiro-ministro. Junta-se à lista de "baixas" da governação de Boris Johnson.
Como não está previsto que nenhum partido ocupe a maioria dos 160 assentos parlamentares, são inevitáveis negociações entre diferentes formações políticas para atingir uma maioria de pelo menos 80 deputados quer permita governar de forma estável.
Partido Conservador conquista maioria absoluta, com uma vantagem muito confortável sobre o maior partido da oposição, indicam sondagens à boca das urnas. Trabalhistas dizem que serão "tomadas as medidas adequadas" depois de conhecidos os resultados oficiais.
O juiz escocês Lord Pentland considerou que o primeiro-ministro britânico não é obrigado a procurar uma extensão da data de saída do Reino Unido da União Europeia se não chegar a acordo.
Entre 200 a 300 pessoas manifestaram-se na fronteira entre a República da Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte, contestando a saída do Reino Unido da União Europeia e por temerem o regresso de controlos fronteiriços.
Presidente do Conselho Europeu sugeriu que os defensores da saída do Reino Unido da UE terão um "lugar no inferno".
Primeira-ministra sobreviveu a moção de censura no Partido Conservador e ganhou espaço de manobra, mas o triunfo foi curto.
Habitação de Gerry Adams foi alvo de um ataque com explosivos na sexta-feira.
Líder histórico desde 1983 revelou que não voltará a candidatar-se ao cargo.
James Brokenshire, comunicou ao parlamento a intenção de apresentar um orçamento geral para aquela região que, está a ficar sem recursos.
A Viagem, estreou nas salas de cinema portuguesas na passada quinta-feira, 5 de Outubro.