Se aulas começassem hoje haveria mais de 400 mil alunos sem todos os professores atribuídos
No ano passado "havia 164 horários sem professores atribuídos, e agora há mais de três mil", alertou José Feliciano Costa, secretário-geral da Fenprof.
No ano passado "havia 164 horários sem professores atribuídos, e agora há mais de três mil", alertou José Feliciano Costa, secretário-geral da Fenprof.
O novo secretário-geral da FENPROF explica porque convocaram uma greve às provas ModA, sublinha que o número de alunos sem professores não é conhecido por motivos políticos, e que é urgente tornar a profissão cativante.
"Em média, um em cada dois docentes teve uma hora extraordinária adicionada ao seu horário de trabalho", revelou o secretário-geral da Fenprof, baseando-se no levantamento feito em 203 agrupamentos de escolas de todo o País, que representam 25,1% da totalidade de estabelecimentos de ensino.
À saída de uma reunião com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, disse aos jornalistas que o documento apresentado aos sindicatos "tem limitações, nomeadamente no que tem a ver com o combate à precariedade".
O secretário-geral da Fenprof afirmou que não houve uma aproximação às preocupações dos docentes nas "questões mais graúdas" durante a última reunião do processo negocial com o ME sobre a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente.
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, anunciou o sindicato dos professores irá associar-se à greve da administração pública marcada para dia 12 de novembro.
O secretário-geral da Fenprof voltou a apontar a pandemia da covid-19 como aquilo que mais marcou a educação, à semelhança do que já tinha acontecido em 2019/2020.
O secretário-geral da Fenprof reforçou que não se pode repetir o que aconteceu no primeiro período: "Não basta dizer que as escolas vão estar abertas, é preciso fazer mais do que foi feito", caso contrário, "o Governo pode estar a tomar uma posição verdadeiramente irresponsável".
O secretário-geral da Fenprof afirmou que ainda não estão asseguradas as condições que minimizem o risco de contágio por covid-19 nas escolas.
Titular da pasta disse que as afirmações do secretário-geral da Fenprof "são entendidas pela sociedade portuguesa como mais ruído do que algum tipo de esclarecimento".
"Aquilo que nós queremos e o que agora se exige é que o Ministério da Educação pare para pensar", explicou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
O secretário-geral da Fenprof acusou o Governo de querer passar a ideia de os funcionários públicos serem "uns malandros" que faltam ao trabalho, ao anunciar a intenção de criar prémios de assiduidade.
"Se o Governo não tomar medidas e se o Governo não resolver, vai haver uma rotura tremenda não tarda", afirmou o secretário-geral da FENPROF Mário Nogueira.
Reposição do tempo de serviço dos professores foi chumbada no parlamento mas secretário-geral da Fenprof não baixa os braços e pondera greve sobre as avaliações.
O secretário-geral da Fenprof considera que o reconhecimento do tempo de serviço congelado por parte do parlamento são "avanços importantes".
Duas dezenas de sindicalistas esperaram por Tiago Brandão Rodrigues na chegada a uma "iniciativa de propaganda" numa escola e jardim de infância na Amadora.