
Moita e Seixal continuam contra aeroporto do Montjo, Barreiro apoia projeto
Os presidentes de câmara comunistas da Moita e do Seixal reafirmaram em audição parlamentar que é um "erro" construir o novo aeroporto no Montijo.
Os presidentes de câmara comunistas da Moita e do Seixal reafirmaram em audição parlamentar que é um "erro" construir o novo aeroporto no Montijo.
Já chamaram birrentos aos autarcas da Moita e do Seixal por, sozinhos, bloquearem a construção do aeroporto do Montijo. Eles recusam e também não pretendem ser os D. Quixotes. Teimosos? Isso sim, mas por do outro lado “ateimarem” com eles.
As estruturas partidárias consideraram que a construção na Base Aérea n.º 6 é uma melhor solução do que o Campo de Tiro de Alcochete, que tem Declaração de Impacte Ambiental aprovada até dezembro.
António Costa e Pedro Nuno Santos reuniram de emergência com os presidentes de municípios afetados pela construção do aeroporto.
António Costa "decidiu convocar os presidentes de câmara das áreas envolvidas para uma reunião de emergência em São Bento" para debater o novo aeroporto.
"Aquilo que penso que ninguém discute é a urgência do aeroporto de Lisboa. Ninguém discute, pelo menos não vi ninguém discutir, que há um problema que é preciso resolver", afirmou o Presidente da República.
Questionado se esta posição do PSD inviabiliza - como sugeriram hoje o Governo e o PS - a construção do futuro aeroporto no Montijo, Rio recusou essa interpretação.
Primeiro-ministro lembra que PS optou por aceitar "com toda a humildade" dar seguimento às decisões que tinham sido tomadas pelo governo de Passos Coelho.
Ministro das Infraestruturas contesta lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo. Para o governante, um município não "deve ter o poder absoluto" de condicionar "o interesse nacional".
Primeiro-ministro falou inclusivamente numa proposta do PCP para o alargamento da gratuitidade da frequência de creches.
Já o presidente da Câmara do Barreiro garante que confia nas entidades envolvidas no Estudo de Impacte Ambiental sobre a infraestrutura no Montijo.
Serão usados em estradas para tirarem o trânsito à cidade ou passadiços sobre as salinas. Ao lado, autarcas vizinhos criticam Governo por não terem sido ouvidos durante todo o processo
O acordo entre o Governo e a ANA sobre o aeroporto do Montijo foi assinado esta terça-feira e prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 pela ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos.
Entrega da carta aberta ao ministro Pedro Marques está prevista para as 14h00 de sexta-feira.
Em entrevista à SÁBADO, Godinho Lopes aborda vários temas, desde a infância em Moçambique à intenção de se candidatar à Câmara de Cascais.
Cerca de 300 pessoas manifestaram-se hoje no Barreiro e na Moita contra a construção do novo aeroporto para companhias 'lowcost' na base aérea do Montijo.