Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

BES: a vida dos responsáveis dez anos depois do colapso

Uma década depois da resolução do BES e do colapso do Grupo Espírito Santo são muito poucos os membros do ex-conselho superior do GES e da administração do BES que ainda trabalham – quase todos estão reformados e alguns já morreram. A maioria ainda tem processos às costas.

Maria Henrique Espada

Quem é o dr. Nuno Rebelo de Sousa, o Nuninho?

Trabalhou no BES, na PT e na EDP, empresas com que o pai tinha boas relações. Estudou nos Salesianos do Estoril e na Católica, mas nunca se interessou pela política. E saltou para a ribalta com o caso das gémeas luso-brasileiras que assombra o mandato presidencial do pai.

Fernando Esteves

O que escondiam as 71 actas secretas de Ricciardi

Não era suposto que qualquer dos membros do Conselho Superior revelasse as reuniões ou sequer a existência do órgão. Percebe-se porquê: nas actas de 2006, já admitiam que estavam à beira da falência técnica; e nas de 2012, relatam a reunião em que Pedro Queiroz Pereira os enfrentou.

Carlos Rodrigues Lima

Ministério Público vai acusar Ricardo Salgado

Despacho de acusação do caso BES com mais de três mil páginas já está concluído e será notificado a arguidos e assistentes no início da próxima semana. Depois da Operação Marquês, este é mais um mega-processo em tribunal

Eduardo Dâmaso

Zeinal Bava gastou quatro milhões em dois apartamentos

Documentos a que a SÁBADO teve acesso revelam que, em 2011, ao mesmo tempo que recebeu 18 milhões do “saco azul” do BES, o antigo presidente da PT investiu milhões no imobiliário na zona do Chiado, em Lisboa.

Salgado e Ricciardi acusados pela CMVM

A CMVM decidiu acusar oito antigos gestores do BES pelo facto de terem dado informação "não verdadeira" aos clientes do banco que investiram em papel comercial da ESI e da Rio Forte, avança a Sábado. Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi arriscam coimas de cinco milhões cada.

António José Vilela

CMVM acusa Salgado, Ricciardi e José Espírito Santo

O documento diz que não informaram devidamente milhares de clientes que investiram fortunas na Rio Forte e na ESI. O veredicto: oito multas individuais que podem chegar, cada uma, aos 5 milhões de euros

Cátia Andrea Costa

Banco de Portugal condena Salgado a multa de 4 milhões

Antigo presidente do BES também fica inibido de exercer qualquer cargo ou actividade na banca nos próximos 10 anos. Primeira sentença relativa ao caso BES condenou ainda Morais Pires e José Manuel Espírito Santo

Salgado acusa Machado da Cruz de ter chantageado os Espírito Santo

O contabilista atribuiu as culpas a Ricardo Salgado porque a família Espírito Santo não cedeu à chantagem financeira que Francisco Machado da Cruz tentou fazer, acusa o antigo líder do BES. Na sua defesa, Salgado diz que a acusação do Banco de Portugal resulta da "fé em actos de chantagem e da falta de imparcialidade".

Semanada

O banqueiro na sua ratoeira

E lá está, nas mãos do Banco de Portugal, uma carta com a assinatura de Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo em que assumem a responsabilidade das contas da ESI de 2008 até terem sido descobertos em finais de 2013. Um documento fundamental para a primeira acusação do Banco de Portugal à administração do BES

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)