Sábado – Pense por si

O debate, em Lisboa, durou 75 minutos.
Bruno Faria Lopes

Seguro x Ventura: os sete temas de 75 minutos mornos

António José Seguro controlou genericamente um debate que não seria, à partida, decisivo para o desfecho das Presidenciais. Promulgará a reforma laboral se a UGT estiver a bordo, fará um primeiro Conselho de Estado sobre Defesa e vai tentar um "pacto" na Saúde. André Ventura mudou de opinião sobre o reforço dos poderes presidenciais, escorregou na Justiça - e falou quase sempre para a sua base eleitoral.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e Luís Montenegro
Bruno Faria Lopes

O assalto do PSD aos hospitais

Em 14 das 19 administrações hospitalares que o Governo mudou, mesmo em casos com bons resultados, o presidente escolhido tem ligações ao partido - e nem sempre tem experiência. Confiança política e pressão das estruturas locais explicam.

A Justiça a desmoronar-se aos bocados

O que está a emergir, comarca após comarca, é a falência de uma estrutura que há muito opera no limite. E quando um sistema de justiça se mantém apenas pelo esforço e sacrifício dos seus profissionais, algo de essencial se perdeu, isto é, a responsabilidade do Estado perante o cidadão.

Arctic Monkeys, banda que marcou uma geração, em atuação
Tiago Neto

Há 20 anos, os Arctic Monkeys ensinavam-nos a falar mais alto

Os britânicos captaram a urgência de um tempo e devolveram-na em forma de canção. O primeiro álbum, "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not", não foi apenas um retrato de juventude, foi um ponto de viragem na gramática do rock.

Enrique Vila-Matas, Lara Moreno, David Szalay e Itamar Vieira Júnior são alguns dos autores com livros novos este ano em Portugal
Gonçalo Correia

Romances, I.A. e o Hamas: 12 livros para ler em 2026

Entre a ficção portuguesa e a literatura internacional, o novo ano promete trazer grandes leituras. Eis 12 obras que já saíram ou já sabemos que vão sair ao longo dos 12 meses do ano.

António José Seguro «não podia ter uma imagem mais diferente» da extrema-esquerda

António José Seguro "não podia ter uma imagem mais diferente" da extrema-esquerda

"António José Seguro, dentro do leque de candidatos que havia, é o melhor candidato para André Ventura poder pintar este retrato [de esquerda vs. direita], mas dentro dos socialistas que haveria é o pior", sublinha a jornalista Mariana Lima Cunha. "Vamos ter umas eleições presidenciais em que um é candidato a Presidente da República e o outro é candidato a líder da direita", acrescenta ainda o editor da agência Lusa, Rui Baptista, no NOW.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30