
O melhor Cinema de 2022
Da ação ao drama, super-heróis e musicais, foram díspares os destaques cinematográficos do ano.
Da ação ao drama, super-heróis e musicais, foram díspares os destaques cinematográficos do ano.
As consequências da guerra estão em todo o lado e vai senti-las no seu bolso. A SÁBADO explica-lhe esta semana como poupar e tentar contornar a inflação, em 50 conselhos práticos. Mas os efeitos do conflito chegam a lugares inesperados - e já puseram o Estado a fazer contratos de milhões sem concurso público
Depois da estreia mundial em Cannes, o novo filme de Tiago Guedes, que esteve para ser o candidato nacional aos Óscares de 2023, chega hoje aos cinemas e à Netflix.
O filme, um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas; e as filmagens, feitas no verão passado, contaram sobretudo com atores não profissionais da localidade.
O fim do verão – e das férias – tem fama de provocar depressões. A solução não está em comprimidos milagrosos, mas sim na cultura e no entretenimento. Saiba o que aí vem em matéria de filmes, séries, concertos, livros, teatro e exposições, para se manter bem-disposto até ao Natal.
Queria fazer filmes de terror, mas tornou-se mestre em dramas como A Herdade, visto por 4 milhões, ou Restos do Vento, que disputou a Palma de Ouro em Cannes e chega às salas no dia 22.
Tiago Lopes, Falcão Nhaga, João Pedro Rodrigues ou Cristèle Alves Meira apresentam trabalhos nesta edição do festival.
Apresentado no sábado, em antestreia mundial, no festival francês, Os Restos do Vento foi acolhido com entusiasmo. Há 16 anos que nenhum realizador português pisava esta passadeira vermelha.