
Câmara de Lisboa prevê construir duas residências universitárias
Ambas as residências se situarão na freguesia de Marvila e preveem um total de 624 novas camas para estudantes.
Ambas as residências se situarão na freguesia de Marvila e preveem um total de 624 novas camas para estudantes.
Lançaram negócios em residências universitárias, com heranças das famílias, multiplicaram fortunas à boleia da tendência tecnológica do momento. Um deles, tem segurança permanente.
Como é o mundo secreto dos jovens do Opus Dei? Foi isso que fomos descobrir, numa reportagem que envolveu residências universitárias, clubes de tempos livres e quatro colégios (em Lisboa e no Porto). E ainda: um dia com Santana Lopes na Figueira da Foz e entrevista com o físico nuclear que critica os ambientalistas.
O diploma define que os quartos individuais devem ter no mínimo 8,5 m² e os duplos 13,5 m².
Num ano marcado pela pandemia de covid-19, milhares de estudantes deslocados regressaram a Lisboa, ou chegaram pela primeira vez à capital, para um ano letivo diferente.
Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, apresentado no início de 2019, previa muito mais vagas para os estudantes.
Cerca de um terço das camas em residências vão ser retiradas para cumprir os dois metros de distância lateral mínima. Em Portugal, 58% dos quartos de residências têm camas duplas.
Iniciativa pretende aproveitar estações que já não estejam ativas para aumentar a oferta de alojamento, em particular, na zona da Grande Lisboa.
Será necessário investir 500 milhões de euros na construção de residências universitárias nos próximos cinco anos.
Um quartel, um palácio, um convento, pousadas da juventude, uma escola e até as instalações do Ministério da Educação da Av. 05 de Outubro em Lisboa vão passar a ser residências universitárias.
Objetivo é duplicar em 10 anos a oferta atual de alojamento estudantil, a rondar as 15.000 camas.
Objetivo é duplicar em 10 anos a oferta atual de alojamento estudantil, a rondar as 15.000 camas.
Um estudo da JLL e da Uniplaces revela a falta de oferta de alojamento para estudantes que cumpram padrões de qualidade europeia. A lacuna de mercado está já a motivar o interesse de investidores imobiliários.
A falta de residências universitárias é um problema "colossal", segundo o presidente da Federação Académica de Lisboa
Além de escritórios, onde deverá ficar o centro da Nestlé, o novo projecto terá residências universitárias, comércio, restauração, serviços e um pavilhão gimnodesportivo.