O Orçamento da Crise Europeia
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
O orçamento da UE pretende contribuir para melhorar a vida de cerca de 450 milhões de pessoas e tem impacto em inúmeras áreas do dia a dia. Muitos defendem a necessidade de o reforçar, tendo em conta os desafios que a Europa enfrenta. Para já, a União dispõe de cerca de 2 biliões de euros, entre o orçamento de longo prazo e a “bazuca” europeia, para investir na economia até 2027.
Em 2020, o número de milionários cresceu 6,3% em todo o mundo. Já as respetivas fortunas aumentaram mais: 7,6%, revela um relatório sobre a riqueza.
A contribuição de Portugal para a estratégia europeia de vacinação contra a covid-19, no montante de 11,2 milhões de euros, será paga na íntegra ainda em 2020.
O Conselho da União Europeia deu hoje luz verde para distribuir 87,4 mil milhões de euros por 16 Estados-membros ao abrigo do instrumento SURE, criado para apoiar o emprego dos efeitos da pandemia.
A Comissão Europeia propôs ao Conselho Europeu a concessão de um empréstimo de 5,9 mil milhões de euros em condições favoráveis para Portugal financiar as medidas de apoio e preservação de emprego adotadas na sequência da pandemia.
Este será também o primeiro debate quinzenal em que Joacine Katar Moreira não terá direito a intervir, uma vez que deixou de representar o partido Livre, pelo qual foi eleita, passando a deputada não inscrita.
O antigo comissário para a Ciência e Inovação diz ter esperança que até ao Conselho Europeu extraordinário da próxima quinta-feira "as coisas melhorem".
Reunidos em Beja, a convite do primeiro-ministro, António Costa, os maiores beneficiários dos fundos da política de coesão reafirmaram a sua oposição aos cortes anunciados para 2021-2027, salientando a importância da coesão para a convergência entre os 27.
O primeiro-ministro deixou uma série de avisos, dizendo que "é importante" que um acordo em torno do Quadro Plurianual Financeiro (2021/2027) da UE seja alcançado "o mais rapidamente possível".
António Costa convidou os líderes dos países "Amigos da Coesão" para uma cimeira em Portugal, que visa reforçar a posição dos Estados-membros contra cortes nesta política no próximo orçamento plurianual da UE.
Primeiro-ministro acredita que a proposta terá o aval da Comissão Europeia.
Primeiro-ministro António Costa fez apelo no seu discurso inicial do debate quinzenal na Assembleia da República.
Proposta da Comissão Europeia define que as contribuições nacionais passem de 0,88% para 0,98% do rendimento nacional bruto.
Estados-membros pertencentes a este grupo vão debater esta terça-feira, no Castelo de Praga, o quadro financeiro da União Europeia para o período 2021-2027.
Através de uma carta, o presidente norte-americano, Donald Trump, indica que a Turquia "não deve continuar" a ser considerada um país em desenvolvimento.