
Prémio Femina, Cortazar e Colleen Hoover nos lançamentos de julho
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Pacheco (1925-2008), uma "figura capital da literatura portuguesa do século XX", tem ainda inéditos por publicar, documentos preservados pela família do autor.
"Carta Aberta aos Animais", de Frédéric Lenoir, propõe um início de conversa: seremos melhores que os animais?
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
O amigo de longa data expressara «boa opinião sobre o que lhe prepararam para ver», concluindo Vergílio Ferreira pela amoral bem-aventuraça de quem se alcandora aos cumes em que «a História assimila todos os mortos possíveis e dorme o sono dos justos.»
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
Obras portuguesas, novos textos internacionais premiados, clássicos recuperados e peças de teatro en texto: estas são as obras que chegam às livrarias em março.
"Monstros – O Dilema de uma Fã" é autoexplicativo: pode Claire Dederer, a autora (e nós, os leitores), continuar a consumir a arte de homens que cometeram atrocidades? E porque o fazemos?
Mais do que um ótimo presente de última hora, um livro é uma porta para vários caminhos, só precisa de saber quais escolher. Damos-lhe uma ajuda com 5 sugestões.
Isabel Rio Novo encontrou provas que apontam para a identidade da mulher que fez com que o poeta se "perdesse" e também avança que Camões terá morrido de sífilis e não da peste.
Há guerras-relâmpago, e há campanhas eleitorais ainda mais breves e faíscantes. A epopeia das europeias tem impactos diferentes, dentro e fora de portas. Mesmo que se possa discutir o que são, nos dias que correm ou que andam, as tais “portas”
Será editada uma biografia de Luís de Camões, da autoria da escritora e investigadora Isabel Rio Novo, a ser publicada em junho.
Uma das mais poderosas pensadoras do século XX, escreveu sobre as mulheres e o lugar que elas demoravam a ocupar no mundo. "Sobre as Mulheres" é um livro de ensaios que não perdeu relevância.
Família, emigração, identidade e amor. Em "Vida e Morte nas Cidades Geminadas", Godinho aproxima Portugal e França por labirintos humanos e, talvez por isso, falíveis. Como a própria vida o é.
"Quando o livro saiu houve pessoas que me disseram coisas como 'escreveste o livro da minha vida'", relata autora.
De referências da literatura mundial a autores jovens que se revelaram, da ficção à não-ficção, o ano literário trouxe muito para ler. Estes são os cinco livros que nos ficaram na memória.