
Prémio Literário Correntes d’Escritas atribuído a Andreia C. Faria por “Canina”
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
O júri desta edição do prémio no valor de 25 mil euros foi composto por Ana Paula Tavares, João Gobern, Margarida Ferra, Maria de Lurdes Sampaio e Ricardo Marques.
Dos finalistas só a obra de Yael van der Wouden está publicada em Portugal, com o título de "A Guardiã", apesar de haver vários autores com obra publicada em território nacional na lista.
O prémio, que já distinguiu obras de autores como Kundera, Roth, Umberto Eco e Doris Lessing, foi atribuído este ano a 2 romances: "Misericórdia", de Lídia Jorge, e "Impossibles Adieux", de Han Kang.
Em 2018, Carmen Mola mereceu a admiração da crítica e do público com La Novia Gitana. Três anos depois, chamada a receber o prémio literário Planeta, poucos previram o desfecho.
O Chega é uma patacoada e Portugal está melhor do que pensa. O escritor, que não gostava do País, diz que a idade o fez valorizar mais o que temos. Mesmo assim critica a ideia de que um prémio literário é tudo o que importa.
O júri do concurso decidiu distinguir a obra desta autora, de 83 anos, nascida em Lisboa, considerando que "Estranhezas" "é uma exaltação da paixão, da beleza, do real concreto e efémero eternizado pela deslocação da esfera do tempo para espaços da escrita".
O prémio, no valor pecuniário de 10 mil euros, inclui ainda a edição da obra, o romance Escavadoras.
Douglas Stuart dedicou a obra à mãe, que morreu vítima de alcoolismo quando o escritor tinha apena 16 anos.
O Prémio Literário Fernando Namora, com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
O escritor angolano venceu o prémio com o livro "Sua Excelência de Corpo Presente", "pela originalidade do estratagema narrativo".
"Os Testamentos", da canadiana Margaret Atwood, livro vencedor do mais prestigiado prémio literário de língua inglesa, vai ser editado pela Bertrand.
Pela primeira vez na história, duas escritoras vão ter de dividir o mais prestigiado prémio literário de língua inglesa. Evaristo é a primeira mulher negra a ganhar o prémio, Atwood a mais velha.
Behrouz Boochani, detido há seis anos num centro de imigrantes, foi distinguido com o National Biography, um dos prémios literários mais importantes na Austrália.
O cantor e escritor brasileiro é o mais recente laureado com o prémio literário mais importante da língua portuguesa.
"Luanda, Lisboa, Paraíso" é o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, depois da sua estreia literária em 2015 com "Esse cabelo".
Pazes do PSD com o escritor foram por ele feitas, depois da oposição à candidatura de O Evangelho segundo Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu.