
DGEG: Efeitos "residuais" da exploração de lítio na economia não superam "efeitos nefastos" nas regiões
Em Portugal, a prospecção e pesquisa de lítio vai avançar em seis zonas, cuja área foi reduzida para metade.
Em Portugal, a prospecção e pesquisa de lítio vai avançar em seis zonas, cuja área foi reduzida para metade.
A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) admitiu hoje que está "frustrada" com o Governo pela "falta de vontade política" da tutela para revogar a legislação que permite prospecção e pesquisa de petróleo em Portugal.
O consórcio Galp/ENI anunciou a intenção de abandonar o projecto de prospecção de petróleo ao largo do Algarve. Mas há activistas que garantem que esse anúncio pode não corresponder à verdade.
Associação de Municípios Terras do Infante considerou o abandono da prospecção de petróleo ao largo de Aljezur, na Bacia do Alentejo, por parte do consórcio ENI/Galp, "uma decisão sensata".
O ministro do Ambiente e da Transição Energética garantiu esta segunda-feira "que não será licenciada qualquer nova exploração" ou prospecção de hidrocarbonetos.
O consórcio Galp/Eni anunciou esta segunda-feira que vai desistir da prospecção de petróleo ao largo de Aljezur. Mas o Estado ainda pode ter de ser chamado a pagar a factura.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Jorge Botelho, considerou hoje "uma boa notícia" para o Algarve o anúncio do abandono do projecto de prospecção de petróleo ao largo de Aljezur.
A petrolífera optou pela renúncia voluntária da concessão. Prazo para a prospecção ao largo da costa terminava a 15 de Janeiro.
A petrolífera optou pela renúncia voluntária da concessão. Prazo para a prospecção ao largo da costa terminava a 15 de Janeiro.
A ENMC vai ganhar uma nova vida. Além de ganhar novo nome, vai passar a concentrar as competências de fiscalização de todo o sector energético, incluindo da energia eléctrica e do gás natural.
O Ministério do Mar já avançou com um recurso contra a decisão da suspensão das licenças atribuídas para o furo de prospecção de petróleo em Aljezur.
O secretário de Estado da Energia garante que está a acompanhar a situação. Mas relembra que o actual Governo já cancelou autorizações para a prospecção de petróleo em "48% do território do Algarve".
As empresas sublinham que estão a avaliar a decisão do tribunal de suspender a licença do furo de prospecção em Aljezur. Bem como a analisar “as respectivas opções”.
As empresas sublinham que estão a avaliar a decisão do tribunal de suspender a licença do furo de prospecção em Aljezur. Bem como a analisar "as respectivas opções".
O Tribunal de Loulé pronunciou-se a favor da Plataforma Algarve Livre de Petróleo tendo suspendido a licença de prospecção de petróleo atribuída ao consórcio ENI/Galp. Os trabalhos estavam previstos arrancar em Setembro
O furo de prospecção de petróleo estava previsto ser feito a partir de Setembro.