Dezenas de professores e educadores protestam em Lisboa por menos carga horária
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Há turmas que não tiveram docentes da disciplina de que os estudantes vão ter exame nacional no final do 2º ciclo e no 12º ano. São os pais que estudam com os filhos e outros têm de recorrer a centros de explicação para os alunos não serem prejudicados por não terem quem lhes dê aulas.
Iniciativa de um grupo de profissionais de educação que se organizam através das redes sociais, o acampamento de professores que hoje começa deverá manter-se até 1 de maio.
Define-se como “apartidário”, mas metade dos dirigentes do STOP vieram do Movimento Alternativa Socialista (MAS). O peso do partido já provocou a primeira baixa na direção do sindicato.
Ministério da Educação decidiu negar pedidos de mobilidade estatutária para colmatar a falta de docentes, mas a medida está a afetar Câmaras Municipais, instituições de ensino superior, federações desportivas e centros de Ciência Viva.
A newsletter de terça-feira
Escolas não têm indicações sobre vacinação e os docentes colocados fora da área de residência têm ainda mais dúvidas sobre o local de vacinação. O Ensino Superior sente-se excluído do processo e decidiu manter a greve “que permite o direito de resistência e de salvaguarda da saúde”.
"Esta greve foi marcada depois de terem sido esgotadas todas as outras vias para quebrar o bloqueio negocial", detalha representante da Fenprof.
No ano passado participaram na manifestação 30 mil pessoas. A greve visa "lutar contra a discriminação, violência e desigualdade".
Professora da Escola Básica do Lagarteiro, no Porto, foi agredida por repreender um aluno de oito anos e o despacho de acusação do MP agora conhecido associa aos crimes um casal, tios do menor, e uma avó da criança.
A responsável da Associação de Bolseiros de Investigação Científica apontou para diferenças remuneratórias que nalguns casos é de 500 euros e em outros de 100 a 200.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira, referiu que a paragem dos docentes obrigou ao fecho de "centenas de escolas".
A secretária de Estado adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, aponta ainda os pedidos de mobilidade por doença pelos professores como motivo para a colocação.
Bloco de Esquerda reuniu com a direcção do Sindicato dos Professores do Norte.
Cerca de uma centena de manifestantes está concentrado diante das instalações do Porto da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares
Ministro da Educação já garantiu que exame não vai ser repetido. Mário Nogueira garante que ninguém do sindicato está envolvido no caso