
"Não existem linhas vermelhas." Como vai ser governada a Madeira?
Sem maioria absoluta, politólogos ouvidos pela SÁBADO acreditam que a região autónoma vai ter um governo minoritário, baseado em acordos parlamentares.
Sem maioria absoluta, politólogos ouvidos pela SÁBADO acreditam que a região autónoma vai ter um governo minoritário, baseado em acordos parlamentares.
Especialistas analisam as palavras de André Ventura e a atitude de Aguiar-Branco perante o confronto entre direitos e deveres constitucionais.
A opinião é de dois politólogos: Governo tem é de ser "mais competente" que o anterior para aguentar a legislatura.
As ações de protesto de GNR e PSP a quase um mês das eleições põem em causa "a confiança nas instituições". Este Governo não pode tomar medidas, mas foi o causador do problema, apontam politólogos.
A tensão entre polícias e governo poderá influenciar o resultado das eleições de 10 de março, garantem politólogos à SÁBADO
Trump, Putin, Bolsonaro e Kim Jong-Un. Quatro políticos com estilos diferentes mas iguais nas ideias polémicas que defendem e espalham pelo mundo. Nesta coleção, 4 jornalistas/sociólogos/politólogos analisam o percurso político de cada um e o impacto que têm (ou tiveram) nos seus países e no mundo
Ainda está tudo em aberto devido ao reforço do PAN e novos partidos no parlamento.
Esta terça-feira, o parlamento discute um projeto de resolução do PAN que pede uma revisão constitucional extraordinária.
Aos olhos dos politólogos ouvidos pela SÁBADO, as nomeações familiares acontecem devido a um primeiro-ministro que escolhe a sua equipa mediante a confiança pessoal e a uma "cultura de impunidade".
Politólogos explicam à SÁBADO que os partidos só apresentam moções de censura "quando têm garantias que não são viabilizadas". E os números não enganam.
O prazo imposto pelos partidos terminava este domingo, mas o acordo ainda não está fechado.
Os aliados conservadores da chanceler Merkel acreditam que será possível alcançar um acordo para renovar a grande coligação até ao final do próximo domingo. Porém, mesmo depois de aprovada no Bundestag a reunificação familiar dos refugiados, o SPD, em queda nas sondagens, está cada vez mais dividido sobre uma nova aliança com os democratas-cristãos.
O Presidente da República fez esta quarta-feira um "desafio total" e uma "provocação séria ao sistema", que está dentro dos seus poderes e tem enquadramento constitucional, mas nada garante que resulte "numa solução governativa estável", disseram politólogos ouvidos pela Lusa.
Os politólogos António Costa Pinto e André Freire anteveem que o Presidente da República "vai sempre privilegiar a estabilidade", mas dividem-se quanto a uma postura mais interventiva caso o Tribunal Constitucional venha a confirmar as dúvidas presidenciais sobre o Orçamento.
À entrada para o sétimo ano em Belém, para os politólogos contactados pela Lusa, Cavaco Silva está agora à procura do equilíbrio da sua intervenção, num período que acabará também por ficar marcado pelo "deslize" com as pensões.