
Bombeiros voluntários vão passar a ter motociclos de emergência do INEM
Os motociclos de emergência médica vão ficar instalados nas localidades "cuja demografia, acessibilidades e nível de ocorrências assim o justifiquem".
Os motociclos de emergência médica vão ficar instalados nas localidades "cuja demografia, acessibilidades e nível de ocorrências assim o justifiquem".
O encerramento de unidades hospitalares por falta de profissionais de saúde afeta o transporte de pacientes. Há relatos de pessoas que esperam horas nos hospitais depois de terem alta.
Os meios de emergência foram acionados 1.339.048 vezes e os quatro helicópteros do INEM foram acionados para 963 ocorrências, uma média diária de três missões.
O INEM sublinha que, com esta libertação de verbas, irá ainda dar continuidade à renovação das suas próprias ambulâncias.
A economia de Angola deve contrair-se 1,7% este ano, depois de uma recessão de 0,2% em 2017, e as reservas internacionais devem cobrir 3,5 meses de importações, considera o Governo e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O Ministério das Finanças angolano lembra que as negociações para o empréstimo, iniciadas formalmente a 1 de Agosto, são o pano de fundo da visita.
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI, Christine Lagarde, visita Angola de 20 a 22 de Dezembro, deslocação que poderá culminar as negociações em torno de um empréstimo de 4,5 mil milhões de dólares.
Após a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e Angola, António Costa referiu que entregou o convite formulado por Marcelo Rebelo de Sousa a João Lourenço para que visite Portugal em Novembro.
"Angola não é Portugal e é natural que os programas sejam distintos", acrescentou.
A partir de agora, veíiculos passam a ser compradas diretamente pelas corporações.
De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica, está prevista a "substituição de 75 viaturas em cada ano entre 2018 e 2021".
Vontade é de que haja renovação de 75 veículos por ano.
As negociações entre o FMI e o governo de Angola começarão em Outubro do próximo ano em Luanda.
Tao Zhang, director adjunto do FMI, refere que o pedido foi feito durante a missão de avaliação que a instituição efectuou a Angola de 01 a 14 deste mês.
O ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, afirma que um dos objectivos deste pedido de ajuda é o de criar condições para captar investimento estrangeiro.
As primeiras ambulâncias a serem substituídas deverão ser as dos PEM dos Bombeiros Voluntários de Góis e de Figueiró dos Vinhos.