
Economistas alertam para riscos de aproximação do salário mínimo ao salário médio
Trabalhadores que recebem o salário mínimo podem aumentar e "as progressões ficam muito mais limitadas", alertam os especialistas.
Trabalhadores que recebem o salário mínimo podem aumentar e "as progressões ficam muito mais limitadas", alertam os especialistas.
Economistas apontam para um crescimento entre 1% e 1,5% em 2024, e um cenário "de riscos significativos, sobretudo negativos".
Fórum para a Competitividade alerta que as novas subidas podem provocar entre 50 mil e 100 mil novos desempregados. O Presidente da República promulgou o aumento salário mínimo nacional para 635 euros em 2020.
O Fórum para a Competitividade acredita que com o atual nível de crescimento do emprego "o PIB podia estar a crescer 4%", de acordo com a nota de conjuntura de fevereiro, publicada pela entidade.
O Fórum notou ainda que "entre 2000 e 2018, Portugal recebeu enormes recursos em fundos europeus, mais de 79 mil milhões de euros", valores que tinham como objetivo ajudar na convergência.
O Fórum antecipa uma travagem no quarto trimestre que vai ditar um crescimento anual inferior ao projetado pelo Governo. Já a meta do défice deverá ser cumprida.
O Fórum para a Competitividade considera que as previsões de subida do PIB nos próximos anos mostram que "nada tem sido feito para aumentar o potencial de crescimento da economia portuguesa".
A economia deverá crescer menos de 2,3% este ano, desacelerando face aos 2,8% registados em 2017.
A economia portuguesa deverá continuar a abrandar ao longo deste ano, em linha com a desaceleração registada na Zona Euro e em particular em Espanha.
Eleições directas estão marcadas para 13 de Janeiro.
As jornadas do partido acontecem numa altura em que PSD vai a eleições. Em Braga, os candidatos vão falar para os deputados sociais-democratas.
À União Europeia ninguém a quer. É complexa, burocrática, incapaz. Mas se um dia acaba, deixamos uma geração de velhos que vão recordar...
O Fórum para a Competitividade considera subida do salário mínimo uma imprudência e teme mais subidas de juros em 2017.
A um mês da apresentação do Orçamento do Estado, conheça os argumentos a favor e contra do aumento do salário mínimo. Pode aumentar o desemprego, avisa Pedro Braz Teixeira. É uma questão básica de justiça, sublinha Ricardo Paes Mamede
Economista considera que “foi a doideira total” com aumentos em 2007 e que as empresas não conseguem suportar mais custos