Pão e pastelaria terão “ligeiro aumento” de preço em 2026 principalmente devido aos ovos
Segundo perspetivas da Associação do Comércio da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.
Segundo perspetivas da Associação do Comércio da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.
"Muito dependerá da variação dos preços das matérias-primas e energias, mas será muito provável que aumente, até pelo impacto do aumento do salário mínimo", perspetivou a direção da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação.
Perspetiva é da indústria da panificação, que ressalva, no entanto, que o peso e preço deste produto são livres.
"Ligeiras correções" são esperadas mesmo que a farinha, sal, água e fermento mantenham o preço. Consumo de pão tem vindo a diminuir, avisa Associação do Comércio e da Indústria de Panificação.
Perto de 25 mil portugueses têm o seu ganha-pão neste sector industrial constituído por micro e pequenas empresas. As exportações até evoluíram a um ritmo superior em 2017, mas continuam abaixo das compras no estrangeiro.
O Governo aprovou o contrato de investimento, no valor global de aproximadamente 50 milhões de dólares (cerca de 43,2 milhões de euros ao câmbio actual), para um projecto de investigação nas áreas de microbiologia genética e engenharia metabólica a celebrar entre a Amyris Bio Products, a Universidade Católica e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Presidente da Associação defendeu que é necessário "unir esforços".
Agostinho Amândio Nogueira, que há um ano levou uma das suas empresas à falência, sem pagar 700 mil euros ao Estado, desapareceu de uma outra construtora, deixando os 25 operários abandonados à sua sorte e o Estado "a arder" com, pelo menos, mais 1,4 milhões de euros.
A estimativa é do presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, que, em declarações ao Correio da Manhã, afirma que no início do ano que vem o pão terá inevitavelmente que aumentar porque "não dá para aguentar mais esta situação".
Foram instaurados 45 processos de contraordenação e a suspensão da atividade a oito estabelecimentos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou uma operação de fiscalização dirigida ao sector da panificação em todo o país.
O Executivo e a indústria de panificação vão assinar na segunda-feira um acordo para reduzir o teor máximo de sal adicionado ao pão.
A falta de farinha está a provocar a escassez de produtos de panificação na Venezuela e já fez parar fábricas de moagem. Estado importou farinha imprópria para consumo
A Federação Venezuelana de Industrias da Panificação e Afins pediu este domingo ao governo de Nicolás Maduro para abastecer de farinha as mais de 10.000 padarias do país, sob pena de faltar o pão
Falta de farinha afeta o setor da panificação.
As novas regras de transporte de mercadorias, que entram em vigor na segunda-feira, podem causar "perigosas subidas" do preço do pão, alertou hoje o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), José Francisco.