
As nuvens negras que ameaçam os líderes
Há candidatos com processos em tribunal, ideias que contradizem os próprios partidos e frases do passado que podem ensombrar os debates. Também há duas dinastias.
Há candidatos com processos em tribunal, ideias que contradizem os próprios partidos e frases do passado que podem ensombrar os debates. Também há duas dinastias.
As consultas terão de ser marcadas previamente por telefone ou correio eletrónico e os utentes a usarem máscara antes de serem atendidos pelo médico.
A Ordem pede medidas concretas e adequadas à medicina dentária, alertando que é uma área em que não há resposta no SNS e que estão em risco postos de trabalho.
Barómetro da Saúde Oral de 2019 revela ainda que mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência.
Segundo o programa de Governo, na próxima legislatura o executivo compromete-se a "alargar a cobertura do cheque dentista a todas as crianças entre os dois e os seis anos, de modo a permitir a observação e deteção precoce de problemas de saúde oral".
Mais de 1500 dentistas portugueses estão a trabalhar em exclusivo no estrangeiro. Nos últimos quatro anos, o número de estudantes estrangeiros a estudar medicina dentária em Portugal duplicou.
Em apenas três anos, abriram 1968 clínicas dentárias em Portugal, uma média de 55 por mês. O aumento da concorrência reflete-se na oferta de promoções, principalmente para procedimentos simples.
A ministra da Saúde, Marta Temido, justificou na terça-feira a decisão de determinar uma sindicância à Ordem dos Enfermeiros com "intervenções públicas e declarações dos dirigentes".
"Acompanhamos este assunto com alguma preocupação", afirmou o presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).
Estudo sobre a empregabilidade na área, promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas, indica que subemprego é uma "nova realidade" que enfrentam os médicos dentistas mais jovens.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) tem defendido o alargamento dos cheques dentista a todas as crianças a partir dos dois anos ou três anos.
70% dos portugueses têm falta de dentes naturais, revela o último Barómetro Nacional de Saúde Oral.
De acordo com o barómetro da saúde oral 2018, cerca de 8% dos portugueses não tem qualquer dente natural e mais de metade não tem dentes de substituição.
Barómetro de saúde oral 2018 avançou que 8% da população não tem nenhum dente natural.
A meta é ter, até junho de 2020, "os 278 municípios com pelo menos um consultório de médico dentista".
Experiência piloto de dentistas nos centros de saúde começou em 2016 em 13 estabelecimentos. Foi entretanto alargada a 63 gabinetes de saúde oral em todo o país.