Sábado – Pense por si

Rússia ataca Kiev: "Ucranianos não estão de maus atadas"

Rússia ataca Kiev: "Ucranianos não estão de maus atadas"

O geopolítico Afonso Moura reagiu no NOW a mais um ataque russo contra a Ucrânia, numa altura em que seguem as negociações trilaterais entre Kiev, Moscovo e Washington. "Muitos pensam que quando a Rússia recua - também por causa da pressão das tropas ucranianas - fica mais exposta. Ora, a Rússia recuando e não controlando tanto território nas fronteiras ucranianas de 1991 acaba por conseguir puni-la desde longe. E isso é algo extremamente duro", disse.

Farinha do mesmo saco

Israel é um país democrático. No reino do Aiatolá, a garantia resume-se à execução. Ides para lá de barquinho e depois digam como é o além.

Visto de Bruxelas

As linhas com que a Europa se cose em 2026

A convergência de fatores externos e internos vai continuar a pressionar os decisores europeus à medida que o crescimento económico continua morno, a erosão de consensos e as pressões sobre os governos se intensificam, a competição por recursos naturais acelera, a crise climática não abranda e os ataques híbridos e a insegurança cibernética passam a ser mais frequentes.

A lagartixa e o jacaré

As eleições tristes

O PSD pode continuar a governar – embora devesse pensar por que razão tem de estar sempre a negociar com o Chega e o PS –, mas uma dinâmica de crescimento baseada nos seus princípios identitários acabou. O que não toma posição, abre as portas do que tem aos devoradores.

Comissão Europeia e Parlamento Europeu
Negócios

"A Europa pode dizer: 'nós não financiamos os EUA' e isso tem uma consequência"

O CEO da gestora de ativos Optimize alerta para o perigo de a Europa decidir desfazer-se de ativos americanos, em retaliação às novas tarifas e à crise da Gronelândia. Os EUA têm um défice elevado, lembra, e precisam de quem financie a sua dívida. Pedro Lino diz que uma coisa é certa: regressou a incerteza.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h