
Vinho. Portugal cresce num dos piores anos para a produção europeia
Produção de vinho na Europa, em 2021, aproxima-se dos piores valores de sempre. Mas a nível nacional, prevê-se crescimento e vinhos brancos de excelência.
Produção de vinho na Europa, em 2021, aproxima-se dos piores valores de sempre. Mas a nível nacional, prevê-se crescimento e vinhos brancos de excelência.
Novembro já vai a meio e vêm aí as temidas provas de acesso à especialidade médica. Esta é também a semana em que os produtores de vinho comunicam os resultados das vindimas e Portugal é país com maior crescimento num ano que foi um dos piores para a maioria dos países europeus. Mas há mais para ler.
Vinho branco da Adega da Vermelha recebe medalha de ouro no Concurso Internacional Bacchus 2021
Num ano marcado pela pandemia, o consumo total de vinho em Portugal recuou apenas 0,6%. Os italianos aproximaram-se, no entanto, com o consumo de vinho no país a subir 8% no ano passado.
Os tintos de qualidade da Adega da Vermelha
As exportações portuguesas de vinho aumentaram 4,4% em volume e 2,1% em valor nos primeiros três meses deste ano, ainda antes do impacto da pandemia da covid-19.
País asiático comprou mais de 18 milhões de euros de vinho português durante o ano passado.
A produção mundial de vinho caiu 8,6% no ano passado para o valor mais baixo em seis décadas, revelou terça-feira a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em Portugal a produção vinícola aumentou 10%.
Procura mundial de vinho subiu 0,4% em 2016.
As condições meteorológicas registadas na primeira metade do ano devem fazer baixar o volume produtivo para 5,6 milhões de hectolitros. Só o Algarve deverá escapar à quebra na próxima colheita.
Itália, França e Espanha representam 48% da produção mundial
Os vinhos portugueses conquistaram 153 medalhas no Concurso Internacional "Mundus Vini 2012", na Alemanha, batendo assim o seu recorde anterior neste certame (139 medalhas em 2011), informou esta quinta-feira o AICEP Berlim, em comunicado.