
Auditoria ao Novo Banco publicada no site da AR sem informação confidencial
Relatório revela perdas líquidas de 4.042 milhões de euros no Novo Banco e "descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves" no BES, até 2014. Leia aqui.
Relatório revela perdas líquidas de 4.042 milhões de euros no Novo Banco e "descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves" no BES, até 2014. Leia aqui.
Relatório sobre a resolução do banco nega a lesados "praticamente qualquer recuperação". Os credores comuns do Banif teriam recuperado 12,7% do valor dos seus créditos caso o banco tivesse sido liquidado.
Máximo dos Santos afirmou ainda, na Comissão de Orçamento e Finanças, que em comissões ao Estado a entidade pagou cerca de 18 milhões de euros.
Supervisor aplicou multas de 280 mil euros ao Banif e de 50 mil à CGD por falsas informações relativas a fundos próprios e infrações praticadas "a título negligente".
Os recursos próprios do Fundo de Resolução atingiram, no ano passado, um valor negativo de mais de 6 mil milhões de euros.
O banco deve dinheiro à Autoridade Tributária, por impostos não pagos, cerca de dois a três milhões de euros, e à Segurança Social cerca de 600 mil euros.
A Oitante pagou hoje 15 milhões de euros referentes ao empréstimo obrigacionista recebido em 2015, quando foi criada para gerir ativos do ex-Banif, disse em comunicado.
O gabinete de António Costa promoveu a constituição de uma comissão, que vai avaliar que lesados do Banif deverão ser enquadrados numa solução para minimizar as suas perdas. A Alboa está satisfeita, mas sabe que ainda há caminho a percorrer.
Poucos meses depois de o Bison ter adquirido o banco de investimento Banif (BBI) através do braço Bison Financial, o BBI deixa cair esta sigla e passa a Bison Bank.
O veículo do Fundo de Resolução Oitante vendeu a participação de 33% no espanhol Banca Pueyo. O comprador é um dos outros accionistas, que exerceu o direito de preferência para tirar a posição a outros interessados.
Em Dezembro de 2014, o Banif foi alvo de uma medida de resolução por decisão do Governo e do Banco de Portugal. Na altura, vários milhares de clientes e investidores do banco consideraram-se lesados.
Os credores devem fazer seguir o pedido de reclamação de créditos com os respectivos documentos que os comprovem.
O Fundo de Resolução e o Novo Banco são alguns dos credores do Banif que podem reclamar créditos na liquidação, a que se juntam os obrigacionistas do banco sediado no Funchal.
Encontro foi marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.