
Existe um aumento "muito preocupante" de ataques da extrema-direita em Portugal
Rede Europeia Contra o Racismo reclama uma "resposta urgente das autoridades portuguesas" perante um crescimento preocupante nos últimos meses.
Rede Europeia Contra o Racismo reclama uma "resposta urgente das autoridades portuguesas" perante um crescimento preocupante nos últimos meses.
Líderes de movimento suspeito de ameaçar deputadas de morte são dissidentes do grupo neonazi Nova Ordem Social, de Mário Machado, e um deles é militante ativo do Chega.
"A manifestação marcada para hoje 'Unidos contra o fascismo" pela Frente Unitária Antifascista foi organizada de forma desleal, oportunista e sectária", referem os coletivos e associações num comunicado do Movimento Negro Portugal.
A PSP vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, junto à sede da SOS Racismo.
O diretor do Inimigo Público manifestou-se "perplexo" com a intenção da PSP em apresentar queixa contra o Público devido a um cartoon que inclui uma figura vestida de uniforme.
Rui Costa Lopes, um dos investigadores referidos, diz que "o racismo é um vírus em evolução".
Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, diz que é necessária uma "política sistemática abertamente e afirmativamente antirracista".
O Bloco de Esquerda já fez queixa à Polícia Judiciária (PJ) sobre as ameaças recebidas pelas suas deputadas, que estão a preparar uma queixa ao Ministério Público.
Dez pessoas receberam um email a estipular o prazo de 48 horas para abandonarem o país, senão corriam risco de vida.
"Confirma-se a instauração de inquérito, no âmbito do qual serão investigados todos factos que vieram a público nos últimos dias", informou a PGR.
Luís Newton condena a propagação de "discursos de ódio", criticando "discursos populistas e extremistas que produzem ódios e divisões de parte a parte".
Mariana Vieira da Silva sublinhou que a "tentativa de condicionamento político de representantes eleitos é crime" e que as autoridades já estão a investigar as ameaças.
PAN "manifesta a sua total solidariedade para com todos e todas as visadas por estes acontecimentos" e critica escalada de violência.
Presidente da Assembleia da República condenou os "atos racistas e fomentadores do ódio" e a tentativa de intimidação. SOS Racismo e três deputadas foram alvo de ameaças de morte.
Ativista Mamadou Ba relatou que ele próprio e outras pessoas receberam um 'e-mail' na terça-feira a dar um prazo de 48 horas para abandonarem o país, senão corriam risco de vida.