G20: Diretora da Organização Mundial do Comércio defende "mudanças sistémicas" na organização
Ngozi Okonjo-Iweala quer "mais flexibilidade" nos acordos e pactos, bem como "mais abertura e transparência"
Ngozi Okonjo-Iweala quer "mais flexibilidade" nos acordos e pactos, bem como "mais abertura e transparência"
Os Estados Unidos têm criticado o tratamento preferencial concedido a grandes economias como a chinesa, devido ao seu estatuto de país em desenvolvimento, permite maior flexibilidade na imposição de tarifas ou na concessão de subsídios às indústrias nacionais.
Poucas horas depois anunciar um novo aumento proibitivo, para 125%, das tarifas aduaneiras norte-americanas sobre importações da China, Trump previu que "haverá um acordo com a China (...) e com todos" os países afetados.
Os resultados da Covax deixam a desejar e a Índia e a África do Sul, apoiadas por uma centena de países, defenderam um acesso "justo, equitativo e acessível" a vacinas contra a covid-19, uma suspensão de patentes que duraria até "a maioria da população mundial ter desenvolvido imunidade".
"Estamos prontos para discutir como a proposta dos EUA" pode ajudar a enfrentar a crise, assegurou a presidente da Comissão Europeia.
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 "estão a aumentar na maior parte das regiões" do mundo e que isso "é preocupante".
Organização tem ganho grande importância devido à pandemia provocada pela covid-19. Atualmente, o antigo primeiro-ministro é Chairman e diretor não-executivo da Goldman Sachs International.
Para as vacinas são necessários 16,1 mil milhões de euros. 15 vacinas candidatas estão em ensaios clínicos.
No último mês a UE ajudou a angariar quase 10 mil milhões de euros para combater o coronavírus, dos quais 1,5 mil milhões de euros para a Gavi.
O norte-americano Jim Yong Kim, de origem sul-coreana, foi nomeado esta segunda-feira presidente do Banco Mundial, anunciou a instituição em comunicado.