
Temperaturas vão começar a descer no fim de semana
As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.
As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.
O IPMA sublinhou, em comunicado, que se espera "um novo agravamento do estado do tempo na madrugada de dia 12, com persistência de precipitação por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões a sul do sistema Montejunto-Estrela".
Esperam-se períodos de chuva"persistentes e por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, podendo ser acompanhados de trovoada, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de frequência a partir da tarde de dia 9 [quarta-feira]".
Desde o início do ano já se registaram mais de 4.992 ocorrências de fogo, que afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.
A previsão é de muita nebulosidade, neblinas e nevoeiros, alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial nas regiões do Norte e Centro.
A ANEPC recorda que é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, e que nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo também é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia.
Efeitos da tempestade previsto para o final de dia 1 de outubro.
Está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior entre o meio da manhã e o meio da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos fraca ou aguaceiros fracos até início da manhã.
Haverá também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Previsão de ondas com quatro a cinco metros para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Até ao final desta sexta-feira ainda se vão verificar aguaceiros ligeiros, mas o fim-de-semana vai ser de céu limpo e aumento da temperatura.
IPMA colocou ainda, no distrito de Faro, os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Loulé sob risco "elevado" de incêndio.
Podem ainda esperar-se períodos de chuva fraca a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
No sábado, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações.
O alerta surge após o contacto realizado entre o IPMA e o Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC, que prevê um agravamento das condições meteorológicas para domingo.
Previsões de chuva intensa podem afetar as bacias do Cavado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Ribeiras do Oeste.