Mutualista Montepio: crise em banho-maria
A maior associação mutualista do país vai a votos este mês. Saiu das más notícias, mas a pressão financeira está longe de ter desaparecido.
A maior associação mutualista do país vai a votos este mês. Saiu das más notícias, mas a pressão financeira está longe de ter desaparecido.
Tal deveu-se, "sobretudo, aos efeitos extraordinários do contexto pandémico nos resultados consolidados do Banco Montepio, que atingiram -81 milhões de euros, designadamente, por via dos montantes extraordinários de imparidades de crédito constituídas, entre outros efeitos adversos".
Os dois responsáveis desmentem qualquer tensão causada pela escolha de João Ermida para o cargo de "chairman" do Montepio.
Descobrimos que os produtos do accionista do Montepio ainda são vendidos como alternativa sem risco aos depósitos.
O banco está a ser pressionado pela Mutualista, sua dona, para colocar nos clientes 970 milhões de euros em produtos de capitalização da IPSS. Sindicato preocupado, escreve o Público.
Decisão foi tomada "com 99,75% de votos a favor representativos de 99,75% do capital social da Caixa Económica Montepio Geral".
Este é o ponto único da reunião que se realiza esta segunda-feira. A 14 de setembro, a Caixa Económica Montepio Geral passou a ser uma sociedade anónima para facilitar entradas no capital
Os resultados da OPA que a mutualista do Montepio lançou sobre o fundo da caixa económica serão divulgados a 11 de Setembro. A oferta é de 1 euro por unidade de participação.
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa considerou que o momento vivido em Portugal "exige que o sector da economia social se reorganize"
José Morgado sublinhou ainda que "este reforço" do capital "foi feito pelo acionista sem recurso ao Estado".
Memorando de entendimento entre as duas instituições já foi assinado e estipula condições das negociações
Memorando de entendimento que possibilita a participação da Santa Casa no capital do banco da associação foi assinado esta sexta-feira.
A associação mutualista injectou 250 milhões de euros na instituição financeira Montepio.
Instituição bancária teve um lucro de 7,4 milhões de euros.
Presidente da Caixa Económica Montepio Geral diz desconhecer os pormenores do caso.
Presidente da Caixa Económica Montepio Geral recusou comentar o processo em que é arguido Tomás Correia, líder da associação mutualista dona do banco