
Conselho de Ministros aprova gratuitidade dos medicamentos para 145 mil idosos
Atualmente, a comparticipação estava fixada em 50%.
Atualmente, a comparticipação estava fixada em 50%.
Medida vai ser aprovada em Conselho de Ministros no dia 9 de maio. Abrange beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.
Dias curtos, noites longas, frio e chuva. É a atmosfera de fim de ano a convidar-nos ao aconchego. Mas também tempo de infeções respiratórias. Para o ajudar a passar este período com saúde e conforto, as Farmácias Portuguesas lançaram a campanha especial de cuidados de inverno “Por um Natal cheio de magia e bem-estar”.
Aparece de surpresa nas farmácias, a cada cinco anos. Acompanhámos os inspectores.
Profissionais consideram que prática gera "desigualdades e iniquidades" no acesso aos fármacos e à saúde.
O Infarmed instaurou 30 processos de contra ordenação a farmácias e distribuidores.
Foram realizadas 410 inspeções onde se verificou também a venda de medicamentos sem receita médica.
O Governo vai manter para o próximo ano o "critério excepcional" no regime de revisão anual de preços dos medicamentos. A excepção são os genéricos cujo preço máximo supera o do medicamento de referência.
Um advogado tomou psicotrópicos para se destacar no trabalho e acabou nas urgências. No inicio, tudo correu bem. Depois vieram ataques de pânico, psicoses e alucinações
Os prémios Saúde Sustentável foram entregues no passado dia 7 de Junho. O ministro da Saúde marcou presença e pediu para a gestão na saúde se basear nos melhores exemplos do sector. O prémio personalidade foi entregue a João Rodrigues Pena.
Na freguesia da Vitória, onde há receitas que ficam por aviar por falta de dinheiro, a associação Cura+ fornece gratuitamente medicamentos a portadores de doenças crónicas com carências financeiras.
Os prémios Saúde Sustentável foram entregues esta terça-feira e premiaram as melhores práticas das 38 candidaturas recebidas. Para os membros do painel, não há uma solução única para atingir a sustentabilidade no sector.
Um grupo de estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Porto colocou de pé um ambicioso projecto de voluntariado para que os doentes carenciados possam levantar e tomar os medicamentos sujeitos a receita médica.
Dinheiro
O Governo alterou esta quinta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, o regime de formação do preço dos medicamentos sujeitos a receita médica e dos medicamentos não sujeitos a receita médica comparticipados, introduzindo novos mecanismos de comparação internacional.
O Governo aprovou, nesta quinta-feira, um diploma que atribui ao Infarmed a responsabilidade pela fixação dos preços de venda ao público dos medicamentos sujeitos a receita médica e dos não sujeitos a receita comparticipados.