
Isabel dos Santos cercada pela justiça em Portugal, Angola e nos Países Baixos
Uma queixa e um relatório revelam os canais, os momentos e a forma como Isabel dos Santos se terá apropriado de muitos milhões de euros do Estado angolano.
Uma queixa e um relatório revelam os canais, os momentos e a forma como Isabel dos Santos se terá apropriado de muitos milhões de euros do Estado angolano.
Sindika Dokolo e a mulher Isabel dos Santos são visados em, pelo menos, oito processos crime. O marido de Isabel dos Santos morreu esta quinta-feira, dia 29 de outubro.
Dinheiro da Sonangol desviado para offshore ligada a Isabel dos Santos.
A SDO Consulting, de Paula Oliveira, era quem fazia a avaliação de administradores e quadros do banco. Contrato foi terminado após a revelação dos Luanda Leaks.
No dia 17 de janeiro, a empresária angolana disse que vai avançar com ações em tribunal contra o consórcio que divulgou a investigação Luanda Leaks, reafirmando a origem lícita dos investimentos que fez em Portugal.
A empresária, acusada em Angola de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol, considera que foi "alvo de uma campanha [...] orquestrada por vários órgãos de comunicação social".
Através de empresas a si ligadas, Isabel dos Santos era até agora acionista de 42,5% do EuroBic, detendo a maior 'fatia' entre os detentores de participações sociais do banco fundado em 2008.
Transferências feitas já depois da exoneração de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol retiraram quase 58 milhões de dólares da petrolífera em apenas 24 horas. Destino do dinheiro foi uma empresa no Dubai com relações próximas à empresária angolana.
O banco liderado por Teixeira dos Santos vai "encerrar a relação comercial" com entidades controladas pela empresária angolana.
Empresa Matter Business Solutions recebeu 100 milhões de dólares da Sonangol, segundo a investigação jornalística Luanda Leaks.
Entre faturas, ordens de pagamentos, emails e contratos das empresas da filha do ex-presidente angolana, há também milhares de documentos de outras empresas.
Milhares de documentos mostram como a empresária usou a Sonangol para angariar uma enorme fortuna. Vários portugueses foram cúmplices deste projeto.
Atual presidente da Sonangol acusa a antecessora de transferir milhões de euros para o Dubai.
Atual presidente da Sonangol acusa a antecessora de transferir milhões de euros para o Dubai.
A empresária angolana nega que, tal como avançou a imprensa estatal do país, tenha sido notificada pelas autoridades para prestar esclarecimentos sobre transferências bancárias após o término do seu mandato na Sonangol.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana terá notificado a filha de José Eduardo dos Santos no âmbito do caso Sonangol.