Sábado – Pense por si

Sebastião Almeida

A história da fotografia impressa começa a ser vista a partir do Estado Novo

A produção imagética do Estado Novo é tão prolífera que deu origem a um livro. 'Fotografia Impressa e Propaganda no Estado Novo', coordenado pela investigadora Filomena Serra, analisa 50 títulos, publicados entre 1928 e 1974, que ajudam a compreender a (rica) cultura visual do regime e dos artistas que lhe fizeram frente.

O pagador de promessas

Esta quinta-feira de manhã, ao acordar, olhei para o espelho e sabem o que vi? Apesar da gripe, não foram os olhos um pouco congestionados que me chamaram a atenção; o que vi ao espelho foi um pagador de promessas, um bombo da festa da colecta de impostos, taxas e taxinhas, directos e indirectos.

Halloween no parlamento

Segundo a Wikipédia, o Halloween, que se celebra na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, caracteriza-se pela realização de festas nas quais se utilizam máscaras e fantasias, lanternas feitas a partir de cascas de abóbora, e em que decorrem assombramentos vários, relatos de histórias assustadoras e exibição de filmes de terror.

O trauliteirismo remodelativo

Tancos ainda não acabou. Depois do Governo, vem a remodelação militar. O chefe do Estado-Maior do Exército mandou uma mensagem às tropas a dizer que se ia embora porque "as circunstâncias políticas assim o exigiam"

As três letras da discórdia

A redução da Taxa Social Única (TSU), acordada na concertação social como contrapartida pela subida do salário mínimo, deixou o país político às avessas. Sociais-democratas contra Passos Coelho, Catarina Martins ao lado do PSD. O acordo com os parceiros sociais na corda bamba.

Falta de estratégia autárquica afectou cinemas de Lisboa

A relação dos espectadores com as salas de cinema de Lisboa, em particular com os cinemas de bairro, foi afectada, ao longo das últimas décadas, pela falta de estratégia da Câmara Municipal, lamentou a investigadora Margarida Acciaiouli.

Campanha do Pingo Doce entre as críticas e os elogios

Uma acção "genial", como considera o sociólogo Villaverde Cabral, ou uma "lucrativa experiência comercial" utilizando os portugueses como "cobaias", conforme nota o eurodeputado Rui Tavares? A promoção de ontem do Pingo Doce anda nas bocas de meio mundo.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.