
Publicada norma da DGS que alarga testagem a contactos de baixo risco
Alargamento da testagem a todos os contactos com pessoas infetadas já tinha sido anunciado pela DGS e pela ministra da Saúde, Marta Temido.
Alargamento da testagem a todos os contactos com pessoas infetadas já tinha sido anunciado pela DGS e pela ministra da Saúde, Marta Temido.
DGS mudou os critérios de testagem e, ao contrário do que vinha sendo feito, quer a testagem de todos os contactos com casos positivos da covid-19. Novas regras incluem ainda o uso de testes rápidos de antigénio em unidades de saúde e escolas.
O primeiro-ministro justificou esta duração com o facto de as medidas demorarem duas a três semanas a produzir efeito.
Manuel do Carmos Gomes avisa que é provável que se cheguem a verificar 14 mil casos por dia e entre 140 e 150 mortos diários devido à covid-19.
"Quando chegarmos ao Natal os agregados vão encontrar-se uns com os outros, inevitavelmente haverá um aumento do número de contágios nas festas", afirmou Carmo Gomes.
Manuel do Carmo Gomes frisa que idades podem influenciar o plano de vacinação.
Manuel do Carmo Gomes frisou que até que uma percentagem significativa da população seja vacinada, as medidas são necessárias.
O Presidente da República repetiu esta manhã que o comportamento de cada um é essencial para combater a pandemia da covid-19. Marcelo diz também que risco de contágio na restauração "parece ser menor" do que se pensa.
Os dados foram apresentados por especialistas que estão a ser ouvidos numa reunião com políticos no Infarmed.
Especialistas garantem que jovens têm que reduzir contactos e que é necessário controlar os assintomáticos, mas as medidas não ficam por aqui.
Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se para analisar a situação epidemiológica do novo coronavírus em Portugal, com as apresentações em transmissão aberta pela primeira vez.