MP arquiva suspeitas de fraude na venda de barragens da EDP mas exige €335,2 milhões "em falta"
Ministério Público entende que há impostos por pagar pela venda de seis barragens.
Ministério Público entende que há impostos por pagar pela venda de seis barragens.
Montanha do “choque fiscal” afinal pariu um rato e alívio do IRS será na ordem dos 200 milhões. Valor mal percecionado levou a pedido de debate de urgência no Parlamento e deu azo à primeira crise de comunicação do Governo, em que “ninguém saiu bem, nem o Governo, nem a oposição, nem a comunicação social”, apontam analistas políticos à SÁBADO.
As notificações que visaram contribuintes com a situação regularizada -- seja porque já tinham pago o IUC seja porque estavam a beneficiar da suspensão do prazo de pagamento, ao abrigo das férias fiscais -- serão anuladas.
Durante o mês de junho foram registadas nos setores do alojamento, cultura e restauração um total de 6.221.813 faturas com indicação de NIF - uma subida de 34% face a junho de 2020.
Decisão do Governo surge após pedido do principado a solicitar a revisão do seu enquadramento na lista. A taxa de IRC em Andorra é de 10%, que com o critério da Lei Geral Tributária aponta para uma taxa de 12,6% tendo em conta a taxa de 21% em vigor em Portugal.
O alojamento a estudantes é um setor de atividade em franco crescimento, potenciado pela criação de novos campus universitários prestigiados, anunciando-se grandes projetos de investimento para este setor específico da atividade económica.
Os contribuintes já o tinham de fazer. Agora o Estado também passará a ter essa obrigação: quando as taxas forem consideradas inconstitucionais ou ilegais terão de ser pagos juros compensatórios aos cidadãos que as pagaram.
Centristas defendem ainda a caducidade por força da lei do estatuto de arguido em caso de incumprimento do respectivo prazo.
Serviço acabou por tornar obrigatória a introdução do número fiscal nas faturas para beneficiar de todas as deduções de IRS.
Alteração já tinha sido aprovada no Parlamento e foi agora publicada em Diário da Republica. Pretende-se evitar casos pouco transparentes como os que recentemente envolveram o Uruguai, Jersey e Man.
O presidente do regulador de telecomunicações brasileiro reforçou que não estão previstos investimentos públicos na Oi. E considera que a situação da operadora piorou com a associação à PT.
Comunicação de saldos de poupanças acima de 50 mil euros é fundamental para despistar riscos de evasão de contribuintes com maior rendimento e património, sustenta o Ministério das Finanças. O diploma segue agora para promulgação.
São só para os muito ricos e nascem no sigilo de escritórios de advogados e das salas mais privadas dos bancos. O dinheiro pode estar à vista – o dono do dinheiro, não. Quando o mundo discute as consequências do caso Panama Papers, saiba como funcionam os paraísos fiscais
A justiça britânica decidiu sobre o caso dos "swaps" e deu razão ao Santander. Lula da Silva foi detido para interrogatório mas saiu em liberdade. E há mudanças no Orçamento.
O PS recusa a proposta do PCP para agravar o IRS ao último escalão de rendimento, dizendo que o que é preciso é pôr os ricos que não pagam a pagar impostos. O Orçamento conterá uma alteração que prevê que também as pessoas singulares de "elevada relevância económica e fiscal" tenham acompanhamento permanente por parte do Fisco.
Os contribuintes que fazem eles próprios o cálculo do imposto a pagar no momento em que entregam as duas declarações ? caso do IRC ou do IVA ? vão passar a ter apenas dois anos para reclamar de eventuais erros que entretanto venham a detectar. Agora admitem-se quatro.