
Tribunal russo condena à revelia ex-colaborador de Alexei Navalny
Volkov, que vive no exílio no estrangeiro desde 2019, foi considerado culpado por criar uma organização extremista.
Volkov, que vive no exílio no estrangeiro desde 2019, foi considerado culpado por criar uma organização extremista.
Apoiantes esperavam a sua transferência para outra prisão, mas informações sobre onde está foram negadas até ao advogado.
Juiz ordenou transferência para colónia penal de alta segurança, mas serviços prisionais não deram informação ao seu advogado.
Deputados dos Países Baixos, Lituânia, Letónia e Reino Unido fizeram uma videochamada com uma pessoa que se fez passar por um aliado de Navalny, copiando-lhe a cara e colocando-a em cima da sua.
Navalny foi detido depois de regressar da Alemanha, onde permaneceu durante quase cinco meses em convalescença para recuperar de um envenenamento.
Yulia Navalnaya regressou à Rússia a 17 de janeiro, com o seu marido, depois de terem estado quase cinco meses na Alemanha, onde o opositor foi tratado e recuperou do envenenamento de que foi alvo em agosto de 2020.
Opositor russo é acusado de ter violado um controlo judicial, um caso que o pode atirar para a prisão por vários anos. Audiência acontece após duas semanas de protestos de apoio a Navalny em toda a Rússia.
Visita da chanceler alemã ao opositor russo envenenado com um agente nervoso do grupo Novichok foi "estritamente confidencial". Navalny já teve alta mas continua em Berlim.
Presidente da Bielorrússia garante ter provas de que o envenenamento do opositor russo Alexei Navalny foi "falsificado" pelos ocidentais para dissuadirem Moscovo de intervir na Bielorrússia, agitada pela contestação popular.
"O oficial médico chefe anunciou que Navalny não está em condições de ser transportado. A sua condição é instável", escreveu porta-voz, denunciando uma decisão que "ameaça a sua vida".
Alexei Navalny foi detido esta quinta-feira, a um mês das eleições presidenciais, quando saía do dentista.
Blogger foi detido pela organização de uma manifestação anticorrupção.