
Os negócios da Máfia do Sangue que levaram à acusação
Durante a investigação a Polícia Judiciária e o Ministério Público recolheram inúmeros indícios de concursos públicos para aquisição de plasma que terão sido objeto de crimes de corrupção.
Durante a investigação a Polícia Judiciária e o Ministério Público recolheram inúmeros indícios de concursos públicos para aquisição de plasma que terão sido objeto de crimes de corrupção.
A acusação tem mais de mil páginas e visa o empresário Paulo Lalanda de Casto e o antigo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luís Cunha Ribeiro, por crimes de corrupção. Há mais sete acusados, sobretudo médicos.
Antigo ministro da Administração Interna fez várias críticas à acusação naquela que foi a primeira vez que falou em tribunal. "Ministério Público confunde Estrada da Beira com beira da estrada", disse.
Paulo Lalanda Castro e a Octapharma deverão ser acusados de corrupção. Judiciária encontrou pagamentos de mais de um milhão de euros em viagens a médicos e júris de concursos.
O Conselho Superior de Magistratura instaurou inquéritos disciplinares aos procuradores que, no Facebook, troçaram da prisão de José Sócrates. Joana Marques Vidal está contra, dizendo que se trata de uma matéria de liberdade de expressão.
José Sócrates foi detido no dia 21 de novembro.
Com estes dois pedidos, passa a seis o número de pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão preventiva desde o dia 25 de novembro do ano passado...
João Perna está ainda impedido, por decisão do juiz Carlos Alexandre, de viajar para o estrangeiro e de contactar com os restantes arguidos...
O advogado de José Sócrates estava pelas 10H20 no edifício do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, para onde está prevista a inquirição do ex-primeiro-ministro, no âmbito de um inquérito sobre violação do segredo de justiça.
O administrador da multinacional farmacêutica onde José Sócrates trabalhou como consultor foi ouvido pelo procurador