
Residências séniores devem ser nova aposta do investimento chinês em Portugal
País é visto pela comunidade como um bom destino "para criar um negócio de quintas com uma grande área para viverem os mais velhos".
País é visto pela comunidade como um bom destino "para criar um negócio de quintas com uma grande área para viverem os mais velhos".
A China torna-se o 5.º país de residência dos detentores finais com maiores posições de investimento direto em Portugal, quando anteriormente -- antes de considerar o investidor final -- era o 9.º lugar.
Em igual período, o investimento proveniente dos Estados Unidos recuou mais de metade (51,5%), no âmbito deste instrumento.
Nos primeiros cinco meses do ano passado, o investimento chinês captado através deste instrumento tinha sido de 97 milhões de euros, num total de 173 vistos 'dourados'.
Secretário da Energia dos Estados Unidos afirmou que a abordagem chinesa é a de "roubar propriedade intelectual", algo que "apresenta um risco para a rede de eletricidade dos Estados Unidos ou para a Defesa Nacional" norte-americana.
O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou dependência do investimento chinês e apelou a que empresas norte-americanas e europeias também apresentem propostas para o terminal de Sines.
Entre janeiro e abril foram atribuídas 138 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento a cidadãos oriundos da China, num total de investimento de 75,7 milhões de euros.
António Costa defende, em entrevista ao Financial Times, que a Europa de ter apostar mais na sua indústria, mas não deve fechar as suas portas ao investimento que vem de países como a China. E salienta que a experiência de Portugal "tem sido muito positiva".
O embaixador da China em Portugal disse hoje que o investimento chinês, que já ultrapassou os 9.000 milhões de euros nos últimos anos, principalmente desde a crise financeira portuguesa, deverá ser reforçado no futuro.
O investimento chinês obtido através dos vistos 'gold' caiu 11,3% em 2018, face a 2017, para 271,6 milhões de euros, no ano em que o Vietname substituiu a Rússia no 'top 5" de verbas captadas por nacionalidades.
O investimento chinês captado em seis anos de atribuição de vistos "gold" totalizou em Outubro 2,281 mil milhões de euros, mais de metade do total angariado no período, de acordo com dados dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A União Europeia "despertou" finalmente para a necessidade de escrutinar o investimento de países terceiros em "sectores estratégicos" dos Estados-Membros e procura agora "blindar-se" a potenciais riscos para a segurança interna e ordem pública dentro do bloco comunitário.
O embaixador dos EUA em Portugal defende que o negócio das renováveis da EDP nos EUA não vai estar no negócio entre a portuguesa e a China Three Gorges. George E. Glass alerta para a entrega de "infra-estruturas críticas" de um país a outras economias.
Nos primeiros seis meses de 2017, o investimento chinês tinha sido de 215,1 milhões de euros.
Esta quinta-feira tem início a cimeira europeia que debaterá temas como a imigração e as tarifas aduaneiras. Além disso, a Fed divulga a segunda parte dos testes de stress à banca.
As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China no que diz respeito às tecnologias subiram hoje de tom. Trump começou por dar mostras de uma posição mais suavizada, mas o seu conselheiro Kudlow veio lançar novas incertezas e este sector acabou por arrastar as bolsas norte-americanas para o vermelho.