TAP: Governo enaltece interesse pela primeira vez de 3 grupos aéreos líderes na Europa
Air France-KLM, Lufthansa e International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e da Iberia, estão de olho na transportadora aérea nacional.
Air France-KLM, Lufthansa e International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e da Iberia, estão de olho na transportadora aérea nacional.
Empresa não indica quais as empresas interessadas, mas até agora estava confirmado o interesse formal da Air France-KLM, Lufthansa e International Airlines Group.
Prazo encerra às 16h59 desde sábado.
A dona da Iberia e British Airways entrou o seu "boarding pass", a um dia do limite, para se juntar à Air France-KLM e Lufthansa na corrida pela TAP, mas pretende tirar dúvidas. Prazo para apresentação da manifestação de interesse termina no sábado.
Além da Air France-KLM, já manifestaram publicamente interesse na corrida o grupo alemão Lufthansa e o International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e da Iberia.
De seguida à promulgação do decreto-lei pelo Presidente da República, e à aprovação do caderno de encargos, seguir-se-á a fase de pré-qualificação dos interessados durante 60 dias.
O Reino Unido retirou Portugal da "lista verde" dos países com baixo risco de infeção por covid-19, decisão que terá impacto na indústria aérea britânica, numa altura em que Portugal aparecia como o principal destino de verão para os turistas britânicos.
Acções de empresas de aviação, turismo, energia e alimentação estão entre as que mais ganham num dia de explosão nos mercados. Negócios como Zoom ou Amazon seguiam a perder.
Pilotos irão ver o seu salário reduzido inicialmente em 20%, um corte que diminuirá para 8% nos próximos dois anos e chegará a zero no longo prazo.
Analista explica que as companhias aéreas são "das mais vulneráveis" perante a ameaça global do coronavírus, já que muitas empresas se viram forçadas a suspender as rotas para a China.
Mais de 16 mil voos foram adiados até junho devido a greves dos controladores, afetando mais de dois milhões de passageiros.
A Nos foi a operadora escolhida pela European Aviation Network para levar internet aos aviões a 10 mil metros de altitude. A nova tecnologia deve estar disponível a partir de meados do próximo ano e vai levar internet de alta velocidade ao interior das aeronaves.
A partir de Março de 2018, a companhia passa a voar 50 vezes por semana entre a Invicta e a capital espanhola. A rota vai ser servida por aviões A319 e deixa de ser operada pela filial Air Nostrum.
Incidentes já ocorreram pelo menos seis vezes este mês.
Depois do actual programa de redução de efectivos, a empresa admite iniciar um novo período de rescisão voluntária de trabalhadores, nomeadamente com saída de funcionários próximos da idade da reforma.
O governo irlandês deu o sim à venda da sua posição à operação IAG, o que levou ao lançamento da OPA por quase 1,4 mil milhões de euros.