
Mpox: Portugal identificou três surtos desde 2022
No total, foram notificados 1.206 casos no Sistema de Informação Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
No total, foram notificados 1.206 casos no Sistema de Informação Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
A maioria dos casos são homens com idades entre os 20 e os 49 anos, 44% em contexto de transmissão sexual, sem casos graves ou mortais reportados, informa a DGS.
DGS alerta para os sintomas a que se deve estar atento: dor abdominal, náuseas e vómitos, diarreia, com mais de uma semana de evolução e prostração importante podem coexistir com sintomas respiratórios e febre.
Segundo a norma da DGS são também contactos de alto risco as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 que não tenham o esquema vacinal completo.
Fonte oficial da autarquia explicou que "o surto não está circunscrito a um local específico e pode evoluir", com um potencial de atingir 76 pessoas.
Há um conjunto de regras a seguir para entrar na Madeira, mas os viajantes com certificado ou em recuperação da Covid-19 podem usar o corredor verde
Diretora-geral da Saúde já recuperou de uma infeção ao vírus e já foi vacinada há mais de 14 dias, mas ficará em período de isolamento após um contacto de alto risco.
Estudo serológico estima que, até meados de março, 13% da população portuguesa já terá desenvolvido anticorpos após ter estado infetado. Percentagem sobe para 17% com o efeito da vacinação. 94% dos que apresentaram anticorpos à covid-19 em setembro não os perderam seis meses depois.
Testes vão ser realizados em escolas, prisões, fábricas ou na construção civil nos concelhos com mais casos. Novas normas da DGS impõem ainda rapidez de rastreio de contactos.
Norma da Direção-Geral da Saúde entra em vigor na segunda-feira.
Artur Lima, que é líder do CDS-PP nos Açores, encontra-se em "isolamento profilático na sua residência".
O resultado do teste realizado esta noite pelo Instituto Ricardo Jorge foi negativo, depois de um outro onde testou positivo. Irá fazer um terceiro teste de confirmação.
João Ferreira tinha dito que estava "tranquilo" relativamente ao facto de Marcelo estar infetado com o vírus, acrescentando que vai aguardar por indicações das autoridades sanitárias.
"Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação", afirmou Costa via Twitter.
Informação foi prestada através do site da Presidência. Presidente da República está assintomático.
Secretário regional da Saúde considerou que a Madeira atuou "por antecipação", tendo contratado mais 400 profissionais nos serviços de saúde e criado 236 camas hospitalares para doentes covid-19.