
Incêndios: Detidas 36 pessoas em flagrante delito este ano
A GNR avança ainda que este ano foram sinalizadas, em todo país, 10.417 situações de falta de limpeza de terrenos.
A GNR avança ainda que este ano foram sinalizadas, em todo país, 10.417 situações de falta de limpeza de terrenos.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, com nebulosidade temporária no litoral oeste, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e na região Sul.
Com até 2.000 operacionais ativos a combater sete focos no norte e centro do País, as perspetivas são de que a situação piore nas próximas semanas, diz Xavier Viegas.
Em 2012, Felix Baumgartner saltou de uma cápsula suspensa a quase 40 km de altura e tornou-se o primeiro homem a quebrar a barreira do som em queda livre. O skydiver, que chegou a saltar da ponte 25 de Abril disfarçado de operário, morreu na última quinta-feira, após um voo de parapente. Lembre a entrevista que ele deu à SÁBADO.
O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.
Helena Lapa, autarca deSabrosa, afirmou que ainda vai ser feita uma avaliação no terreno dos estragos causados pelo incêndio que lavra desde as 13h30 de quarta-feira neste concelho do distrito de Vila Real, mas adiantou que uma primeira estimativa aponta para uma área ardida de 600 hectares.
Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo, Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
O perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir de terça-feira e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana, avança o IPMA.
As temperaturas ultrapassaram regularmente 40 graus Celsius (ºC) em vários países e atingiram 46°C em Espanha e Portugal.
Concelhos pertencem aos distritos de Bragança, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Faro.
Concelhos pertencem aos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.
Mais de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Distritos de Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio.
De acordo com o IPMA, os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
O adjunto de operações nacional disse que hoje de madrugada houve o primeiro reforço de meios, passando do nível de prontidão normal para o 'nível um'.