Falta de apoio da tutela torna "impossível" a gestão do Hospital Amadora-Sintra
Luísa Ximenes, enfermeira diretora demissionária, recorda que a ministra da Saúde "sujeitou [o hospital] a duas administrações" e que "agora vem uma terceira".
Luísa Ximenes, enfermeira diretora demissionária, recorda que a ministra da Saúde "sujeitou [o hospital] a duas administrações" e que "agora vem uma terceira".
Chama-se "Via Integrada de Atendimento" e introduz um novo circuito para doentes com pulseiras azul, verde e amarela.
Esclarecimento surge após a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter vindo a público pedir que o diretor clínico da ULS em causa desse informações sobre o nascimento do bebé.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP anunciou que "procedeu à assistência de um parto na via pública" na terça-feira, pelas 11:10, junto à entrada do Hospital Sintra -- Algueirão Mem Martins.
O administrador salientou que a missão da instituição “é melhorar o acesso da comunidade” aos cuidados de saúde, garantindo a segurança, “e, sempre que possível, melhorar as condições de trabalho dos profissionais”.
Outros dois estão para sair, denuncia sindicato.
A ULS Amadora-Sintra tem 63 novos médicos para a área hospitalar e o novo Hospital de Sintra vai ter um reforço de pelo menos mais três clínicos no início de agosto, além dos seis médicos atuais, cinco dos quais transitaram da anterior urgência básica de Algueirão Mem-Martins.
Após abertura do serviço de urgência básica no sábado, a unidade hospitalar abre esta segunda-feira a atividade cirúrgica e de internamento.
Serviço de urgência básica abre a partir das 08h00 de sábado.
Segundo o secretário-geral do PS, o partido não tem "nenhum dogma" com este formato, "mas os problemas do SNS não se resolvem" com esta "fuga para a frente" da ministra da Saúde, "anunciando cinco PPP nos hospitais, mais 170 PPP em centros de saúde".
Instalações para cuidados primários, equipamentos de ressonância magnética, computadores para escolas... 68% do PRR está por executar e o tiquetaque causa atrasos noutros programas de fundos europeus.
Na véspera de Natal está previsto o encerramento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital Beatriz Ângelo, do Hospital Nossa Senhora do Rosário e do Hospital de Portimão.
"O mais importante é abrir em segurança", sustenta a autarquia. Faltam licenciamentos e contratar médicos e enfermeiros - o próximo grande desafio.
Vereadores do PSD defendem que "os sintrenses não podem ficar prejudicados" por terem de "colmatar as falhas do Governo na área da saúde".
A área da Saúde terá mais 239 milhões de euros em 2018 para financiar as suas actividades do que o estimado para este ano. Esse montante servirá para construir novos centros de saúde e lançar o concurso público do novo hospital de Lisboa.