
Mãe das gémeas luso-brasileiras processa médico que denunciou o caso e pede indemnização
Queixa aponta para eventuais crimes de difamação, violação de segredo profissional, devassa da vida privada e maus-tratos psicológicos a menores.
Queixa aponta para eventuais crimes de difamação, violação de segredo profissional, devassa da vida privada e maus-tratos psicológicos a menores.
Juristas consideram estranho que relatório seja enviado depois de deputados concluírem que não há indícios de ilegalidades. Presidente da comissão diz que é procedimento "normal".
A relatora da comissão de inquérito criticou especialmente a posição do PSD, que, segundo a deputada do Chega, "deixou cair as conclusões que diziam respeito a Lacerda Sales".
A deputada do Chega Cristina Rodrigues afirmou que o filho do Presidente da República tinha interesse em conseguir o tratamento para a doença rara das duas crianças.
Presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas tinha pedido ao chefe de Estado que diga se pretende responder, ou não, perante os deputados.
Ana Paula Martins foi ouvida na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras enquanto antiga presidente da administração do Hospital de Santa Maria.
"A origem das doentes não é determinante para a decisão clínica", referiu o ex-diretor clínico do Hospital Santa Maria na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
O ex-diretor clínico do Hospital Santa Maria disse que não encontrou motivos clínicos, éticos ou deontológicos que justificassem rejeitar uma consulta para as gémeas luso-brasileiras.
"Percebíamos que do ponto vista legal e económico a situação criava dilemas éticos", disse Ana Sofia Moreira Sá.
"Nego isso redondamente. Ele sabe que não falámos disso, porque eu não sabia, não conhecia [o caso]. Temos uma relação estreita e não foi bonito ter dito isso", afirmou Mário Pinto, defendendo que Lacerda Sales "sobre este assunto não disse a verdade".
Durante a sua audição no Parlamento, a inspetora Marta Gonçalves considerou que o erário público não foi lesado.
O tema das gémeas luso-brasileiras não foi abordado na reunião de 7 de novembro de 2019, disse Tiago Gonçalves.
A Presidência da República recebeu no dia 18 de junho a carta da Assembleia da República pedindo ao Presidente para depor na comissão parlamentar de inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal tratadas com o medicamento Zolgensma, no Hospital de Santa Maria.
Assessora para os Assuntos Sociais na Presidência da República está a ser ouvida esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
Filho de Marcelo Rebelo de Sousa foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras.
Filho de Marcelo Rebelo de Sousa foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras.