
Novo presidente do Sri Lanka pouco popular entre manifestantes
Ranil Wickremesinghe foi escolhido como primeiro-ministro em maio e os protestos pediam também a sua demissão.
Ranil Wickremesinghe foi escolhido como primeiro-ministro em maio e os protestos pediam também a sua demissão.
Protestos contra o líder do país mergulhado numa crise económica e social forçaram Gotabaya Rajapaksa a fugir e a renunciar ao seu cargo.
Presidente do país já terá chegado à Arábia Saudita depois de fugir para as Maldivas. Manifestações continuam, numa altura em que a situação é de emergência e já foi decretado recolher obrigatório.
Parlamento já convocou eleições para este mês e apelou "ao povo que mantenha a confiança no processo eleitoral". Depois do presidente do país, manifestantes exigem agora a demissão de primeiro-ministro.
Gotabaya Rajapaksa indicou ao primeiro-ministro (também ele demissionário) que vai abandonar o cargo, na quarta-feira.
Nos últimos dias têm-se registado graves confrontos no país, que enfrenta a pior crise económica das últimas décadas. Esta manhã, milhares de manifestantes invadiram o palácio presidencial.
Palácio presidencial foi atacado por milhares de manifestantes que exigem a demissão de Gotabaya Rajapaksa. País enfrenta a pior crise económica das últimas décadas.
O país está à beira da falência e o primeiro-ministro já se demitiu. Novo chefe do governo já alertou que a situação vai piorar.
"As respostas dos governos à pandemia de covid-19 exacerbaram o declínio democrático global", considera a Freedom House.