
Porto de Sines disputado por chineses e americanos
Não houve propostas para a construção e concessão do novo terminal, mas China e EUA não querem perder a oportunidade de fortalecer as suas rotas comerciais.
Não houve propostas para a construção e concessão do novo terminal, mas China e EUA não querem perder a oportunidade de fortalecer as suas rotas comerciais.
Pandemia, alterações climáticas, Brexit, acordo comercial UE-EUA, rede 5G e Huwaei, acordo sobre o nuclear do Irão, NATO e multilateralismo. O que podem os europeus esperar, no que toca a estes dossiês-chave, de um Trump bis ou de um novo presidente Biden?
George Glass e a mulher Mary fizeram uma roadtrip pela velha estrada e até cantaram Indo eu a Caminho de Viseu – junto à placa da mesma.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) reagia assim à entrevista do embaixador dos EUA em Lisboa, em que dizia que Portugal teria de escolher entre os EUA e a China.
"É uma óbvia questão de princípio que, em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses", frisa Presidente da República.
O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os "amigos e aliados" EUA e o "parceiro económico" China.
Glass é taxativo ao dizer que os EUA preferiam que Portugal não tivesse qualquer equipamento da Huawei na rede de 5G.
George Glass, embaixador dos EUA em Portugal, exigiu que o Governo escolha entre o país e a China. "O Governo português regista as declarações", respondeu Santos Silva.
O embaixador dos Estados Unidos em Portugal garante que a administração de Trump se opõe à participação do Estado chinês em infraestrutura básica, como é o caso da energia, e, portanto, irá travar a oferta pública lançada pela China Three Gorges à EDP.
A contaminação de solos e aquíferos na Praia da Vitória, na ilha Terceira, foi provocada pela Força Aérea norte-americana na base das Lajes.
O embaixador dos EUA em Portugal defende que o negócio das renováveis da EDP nos EUA não vai estar no negócio entre a portuguesa e a China Three Gorges. George E. Glass alerta para a entrega de "infra-estruturas críticas" de um país a outras economias.
Objetivo é fortalecer os laços económicos entre os Estados Unidos e Portugal.
Esta iniciativa "encurtou a distância entre Portugal e os Estados Unidos" escrevem na declaração final do encontro.
Dois países emitiram uma declaração conjunta que "sublinha a importância estratégica do Porto de Sines".
Segundo afirmou o embaixador George Glass
Anúncio feito pelo embaixador norte-americano em Lisboa, em comunicado.