
Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 5000
Portugal encerra a sua participação nos Mundiais de canoagem de velocidade com seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Portugal encerra a sua participação nos Mundiais de canoagem de velocidade com seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Canoístas portugueses ficaram à frente de duplas bielorrussa e checa
Esta é a quarta medalha da canoagem nesta terceira edição dos Jogos Europeus, e a segunda do dia, depois de Fernando Pimenta ter conquistado a prata em K1 500 metros. Na sexta-feira, Messias Baptista chegou ao ouro em K1 200 metros, distância em que Francisca Laia levou o bronze.
Fernando Pimenta, duas vezes medalhado olímpico, já tinha quatro medalhas de prata em Jogos Europeus, entre o K1 1.000 e K1 5.000 metros, uma de cada em Baku2015 e Minsk2019.
João Paulo Correia, num evento em Óbidos, anunciou ainda a meta do Governo de, até 2030, "ultrapassar a média europeia em termos de representação feminina no desporto".
O medalhado olímpico arrecadou quatro ouros para Portugal, mas não foi o único atleta a triunfar na Polónia.
O duo luso completou a prova em 34,34 segundos, ficando a apenas 39 centésimos dos húngaros Anna Lucz e Kolos Csizmadia, enquanto o bronze foi para os polacos Marta Walczykiewicz e Bartosz Grabowski, terceiros a 41 centésimos.
Com as duas medalhas de Pimenta, Portugal ficou em 19.º no mundial que reuniu um recorde de 102 países e 1.300 canoístas.
Pimenta liderou a sua prova de início ao fim, concluindo-a em 3.29,87 minutos, batendo o norueguês Lars Magne Ullvang e o australiano Van der Westhuyzen.
O canoísta sagrou-se campeão português de K1 e K2 1000 metros, durante os nacionais de velocidade, que decorreram no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.
Canoísta eleva para 10 o número de medalhas de Portugal em Minsk, igualando o melhor registo do país na competição.
Campeão do mundo em título nesta distância, o canoísta liderou de principio ao fim a eliminatória que o coloca diretamente na final, que se realiza esta quarta-feira.
Fernando Pimenta impôs-se nas águas alemães, depois de, no sábado, ter conquistado o 'bronze' na vertente de K1 500 metros.
Inês Henriques recebeu distinção no Estoril
A votação decorre até 29 de janeiro e os vencedores vão ser anunciados numa gala marcada para o dia 30 do mesmo mês, no Casino Estoril, em Lisboa.