
Extrema-direita vence eleições na Áustria pela primeira vez desde II Guerra Mundial
Resultados preliminares dão quase 30% ao partido FPÖ liderado por Herbert Kickl.
Resultados preliminares dão quase 30% ao partido FPÖ liderado por Herbert Kickl.
O Partido da Liberdade (FPÖ) de Herbert Kickl obteve 29,1% dos votos, contra 26,2% dos conservadores (ÖVP) liderados pelo chanceler Karl Nehammer.
O "Caso Ibiza" desencadeou a queda da coligação em 2019 entre os populares de Kurz e o partido ultranacionalista FPO e a realização de novas eleições que levaram a formação do atual Executivo entre os conservadores e os verdes.
O partido do ex-chanceler Sebastian Kurz pode voltar a coligar-se com os ultranacionalistas do FPÖ, indicam as primeiras sondagens.
O líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do governo austríaco, Heinz-Christian Strache, anunciou a sua demissão, depois das revelações de ligações comprometedoras com a Rússia .
Heinz-Christian Strache, líder do FPÖ e número dois do Governo austríaco, foi filmado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro ao partido.
O vencedor das eleições legislativas na Áustria, o jovem Sebastian Kurz, de apenas 31 anos, vai iniciar conversações com o partido de extrema-direita FPÖ para formar uma coligação governamental
O FPÖ, partido anti-imigração e anti-União Europeia, subiu na votação deste domingo, arrecadando 23,8% dos votos. Partidos pró-europeus vão deverão permanecer coligados no Governo