Sábado – Pense por si

Reconhecimento e visibilidade

Os prémios Portugal Digital Awards destinam-se a reconhecer e a motivar as organizações no caminho da transformação digital, prevendo-se em 2020 que 30% da economia já esteja digitalizada.

A mobilidade do futuro será eléctrica

A mobilidade vai ser multiforme com autocarros, scooters, bicicletas, carros partilhados, o que implica ter em conta o ecossistema da mobilidade, que deve ter como fim a mobilidade dos cidadãos.

Electrodomésticos que cozinham sozinhos

A geração que dentro de 10 a 15 anos vai estar na linha da frente da vida falou do futuro, das cidades, da mobilidade do futuro. Têm entre 5 e 22 anos e as palavras-chave foram "mais rapidez", "imediato", "mais cómodo", "mais ambiente"

O Mobi Cascais faz da mobilidade um serviço

Como refere Rui Rei, presidente da Cascais Próxima, "os munícipes podem escolher o autocarro, o comboio, o estacionamento, a bicicleta, e horas de utilização de um automóvel eléctrico para a sua mobilidade".

À espera de modelo de pagamento

Na Europa cada operador tem a sua rede e depois existe uma espécie de roaming. Com o modelo actual, Portugal está isolado na Europa. Devia abrir-se espaço para os operadores, porque existe tecnologia, e, depois, cada um implementa o seu modelo de negócio.

Smart-cities, a vez dos sistemas preditivos

Tem de se passar de um sistema de mobilidade inter-operável para modelos preditivos, que permitam fazer um gestão dinâmica da mobilidade, de geometria variável, e que sejam adequadas à transformação diária das cidades.

A ficção tornou-se real

Cascais tem um centro de serviços para resolver de, numa primeira linha, 75% do problemas reportados . O objectivo no futuro é tornar-se um centro preditivo e antecipar os problemas

Transformação digital dura até 2030

No processo de transformação digital detectam-se vários tipos de movimentos. Existe a transformação organizacional e, cada vez mais, a digitalização está na qualidade dos serviços e dos produtos.

Empresas estão só a fazer evolução digital

"As empresas vivem iludidas de que a optimização digital as leva a saltos competitivos. Mas para dar saltos competitivos só através da transformação digital", analisa Rui Pereira da Outsystems.

Banca: o foco está no mobile

"Os balcões recolhem muita informação, mas é difícil transformá-la em insights. Os canais digitais têm informação mais simples, mas mais fiável, e criam feedback contínuo", concluiu Sérgio Santos.

Os desafios dos incumbentes no retalho

"Os drivers de hoje são diferentes dos que tornaram a Sonae um retalhista de sucesso", sublinhou Nuno Miller, da Sonae. "Os concorrentes globais são muito difíceis de combater."

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