Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas

Nunca regressar ao passado

A vida é como é: durante o último século de presença portuguesa em Macau, (...) Portugal ligou-lhe quase tanto como às Berlengas.

Morreu o escritor e jornalista Fernando Sobral

Ao longo de quase 40 anos, o seu nome esteve associado a jornais como Semanário, O Independente, Diário Económico, Se7e e Jornal de Negócios, onde foi grande repórter e autor da coluna "O Pulo do Gato".

O adubo populista

Afinal, porque cresce o populismo? O aumento do peso político do populismo está na proporção directa das revelações sobre corrupção, da ineficácia da justiça, da forma de funcionamento dos partidos institucionais, do funcionamento dos parlamentos, do comportamento de muitos políticos.

No epicentro do medo

O poder alicerça-se no medo. E Donald Trump sabe isso. Utiliza-o como arma política e como forma de manipulação e domínio. Bob Woodward mostra-nos a essência do presidente norte-americano.

A tragédia de Penélope

Margaret Atwood recria neste livro a história da "odisseia". Mas fá-lo do ponto de vista feminino, de Penélope, que teve de sobreviver durante os 20 anos em que Ulisses esteve fora.

Relógios: Sob o signo do mar

O azul faz parte da simbologia da Panerai. A nova colecção Radiomir 1940 3 Days da Panerai inspira-se nas tonalidades marítimas e nessa ligação de há muitas décadas.

O mundo dos relógios inteligentes

Fornecer dados em tempo real sobre o estado de saúde é uma fórmula de sucesso. É isso que sucede com o Casio Pro Trek Smart Outdoor Watch WSD-F20A.

Tudor: Um desafio constante

Hoje, o ideal de força da Tudor é o conceito #BornToDare. Uma filosofia que reflecte não só a história da marca, mas também o que esta representa nos nossos dias.

Mark Twain e o horror

Mark Twain, tal como Joseph Conrad, criticou de forma contundente a chacina que Leopoldo II da Bélgica efectuou no Congo, em nome do "comércio". Este é o seu olhar satírico.

O OE Bucha e Estica

O OE de 2019 não vai ser diferente. Centeno tem de mostrar em Bruxelas que é um bom aluno em Portugal e pode vir a ser um excelente professor para toda a Europa.

O ex-ministro Azeredo 

A insignificância de Azeredo Lopes foi reflectiva nas palavras amigas de António Costa sobre o ministro: "É um activo muito importante."

Macau: Uma rota gastronómica

Macau funciona como um íman para quem vai em busca da melhor gastronomia. Aquele pedaço de terra é muitas vezes visto como uma verdadeira capital da comida portuguesa. Onde não falta, claro, o global pastel de nata.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente