
D. Rui Valério, o novo Patriarca de Lisboa que promete "tolerância zero" nos casos de abusos sexuais na Igreja
Nomeado na manhã desta quinta-feira, o cardeal, de 58 anos, sucede a D. Manuel Clemente e assume o Patriarcado em setembro.
Nomeado na manhã desta quinta-feira, o cardeal, de 58 anos, sucede a D. Manuel Clemente e assume o Patriarcado em setembro.
Neste ano, aconteceu a visita do agora papa emérito Bento XVI a Portugal.
Alegações foram reveladas por uma revista dos Países Baixos. Duas vítimas relatam os atos sexuais a que foram submetidas quando eram crianças.
Xavier renunciou à Igreja depois de se ter apaixonado por Silvia Caballol, uma escritora de livros eróticos e satânicos. A sua decisão deixou paroquianos e outros padres surpreendidos.
O ex-prelado é o mais alto membro da Igreja Católica no país a responder formalmente por pedofilia e esta é a primeira acusação que é feita pelo sistema judicial dos EUA.
O ex-cardeal foi excomungado pelo papa Francisco no ano passado, depois de conhecido o depoimento de um antigo acólito, em 2017, que acusou McCarrick de abuso sexual na década de 1970.
Fiéis criticam peditório, porque foi ocultado que se tratou de um homicídio. Nunca foi referido que o suspeito é o filho do casal que deixou a Igreja.
O cardeal está a ser acusado pelo Tribunal Criminal de Lyon de não ter denunciado um caso de abuso sexual, ocorrido em 2014 e que envolveu agressões sexuais de um padre a um grupo de escuteiros.
No auge do escândalo, Philippe Barbarin reconheceu os erros e pediu perdão às vítimas dos sacerdotes.
Inicialmente marcado para abril de 2018, o julgamento acabou por ser remarcado para decorrer de 7 a 8 de janeiro de 2019.
Rubricas em documentos a autorizar adoções são muito provavelmente das progenitoras.
Jorge Miranda disse que "o sentido essencial da petição" é o de "tornar patente perante a Assembleia da República (...) toda a problemática que está à volta da dívida"...
O movimento Manifesto 74, que reúne personalidades de todos os quadrantes da sociedade portuguesa, anunciou que está a realizar uma petição para levar a reestruturação da dívida ao plenário da Assembleia da República.
O ministro da Defesa acusa PS de ter liderança "bicéfala".
Uma ex-empregada do palácio episcopal da província paraguaia de São Pedro quando o ex-presidente do Paraguai ainda era o bispo local reagiu com indignação ao resultado do exame de ADN revelando que o ex-religioso e ex-chefe de Estado do Paraguai não é o pai do seu filho de 10 anos, Lucas Fernando.
Em causa estão crimes de pedofilia que, na sua maioria já prescreveram. Apesar disso, a justiça belga divulgou este sábado os nomes e os endereços de perto de cem padres acusados de crimes sexuais com o propósito de evitar que haja reincidências.