
MP: Ministros meteram a Galp em negócio de mina
Auto de buscas diz que a extração de lítio na mina de Boticas começou com declaração de impacto ambiental fortemente negativo e acabou favorável. Autarquia receberia uma estrada para não se opor.
Auto de buscas diz que a extração de lítio na mina de Boticas começou com declaração de impacto ambiental fortemente negativo e acabou favorável. Autarquia receberia uma estrada para não se opor.
Um debate calmo que acabou e fica tudo na mesma: o PAN mantém-se pronto a coligar-se quer com PS, quer com o PSD.
Catarina Martins reafirmou o compromisso do Bloco de Esquerda para parar o processo da concessão na Serra da Argemela.
A APA determina várias condicionantes que a empresa promotora tem de respeitar, como a necessidade de salvaguardar a integridade de todos os exemplares de azinheiras e sobreiros, em bom estado sanitário e vegetativo, na área do projeto.
Movimento está "ainda mais convicto que a mina que a Savannah quer instalar no Barroso não tem quaisquer condições para avançar".
Quem produziu o EIA "não fez estudos credíveis que conseguissem avaliar os efeitos nefastos da eventual exploração da mina", critica o autarca.
A área de concessão prevista é de 593 hectares. Projeto está a ser promovido pela Savannah Lithium.
A empresa de gestão de investimentos com sede em Hamburgo (Alemanha) esclarece que "estão a ser estudadas alternativas que preveem o afastamento das zonas de implantação dos painéis solares das zonas com habitações".
Iniciativa está a suscitar críticas de moradores, inclusive com petições, e resulta da junção de cinco centrais de menor dimensão.
A Mina do Barroso situa-se em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso e o projeto está a ser promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda, que prevê uma exploração de lítio e outros minerais a céu aberto.
O projeto para a Mina do Barroso está a ser promovido pela Savannah Lithium, Lda. e é contestado pela população local.
A APA considerou conforme o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o projeto de exploração de lítio da Mina do Barroso, no concelho de Boticas.
"O Governo invoca o `superior interesse nacional´ fazendo tábua rasa dos cerca de 1.170 pareceres negativos, mais de 99,15% dos emitidos, aquando da consulta pública ao Estudo de Impacte Ambiental", refere um comunicado da Plataforma Cívica.
Ministro do Ambiente afirmou que "não há qualquer relação" entre a caçada que levou ao abate de 540 animais e a construção de uma central fotovoltaica naquele local.
Vários rumores de locais referem que a quinta pertence a um testa-de-ferro de Isabel dos Santos. A quinta voltou a ser discutida depois de uma caçada de 540 animais.
Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar "os factos ocorridos e eventuais ilícitos" relacionados com o abate de 540 animais numa montaria na Azambuja.